Netflix testa novas produções com assinantes antes da estreia e pede opiniões
Desde 2021, assinantes da plataforma de streaming são convidados para assistir a séries e filmes inéditos com até 6 meses de antecedência do lançamento
Desde 2021, assinantes da plataforma de streaming são convidados para assistir a séries e filmes inéditos com até 6 meses de antecedência do lançamento
A Netflix está testando novos conteúdos antes de lançá-los para o público, com um grupo seleto de assinantes, há pelo menos um ano. A informação foi obtida pela Variety. Segundo a revista estadunidense, a plataforma de streaming exibe com antecedência suas séries e filmes originais a pequenos grupos de usuários para recolher opiniões sobre as produções.
A Variety descobriu que a Netflix tem solicitado a participação de usuários na avaliação de novas produções desde maio de 2021, pelo menos. Esses assinantes moram nos EUA e são selecionados para assistir aos conteúdos antes de todo mundo. No final das sessões, é preciso responder a um questionário com perguntas sobre a série ou filme exibido.
Ao ser questionada sobre os testes, a Netflix confirmou que realiza os painéis de exibição com exclusividade para assinantes selecionados. Os convites para os testes são enviados por e-mail. Uma das mensagens obtida pela Variety dizia o seguinte:
“Nós da Netflix estamos construindo uma comunidade de membros para assistir nossos próximos filmes e séries e dar feedback sobre eles, e gostaríamos de saber se você está interessado em fazer parte disso. É simples, mas é uma parte incrivelmente importante no processo de criação do melhor conteúdo da categoria para você e para os membros da Netflix em todo o mundo”.
Netflix.
No questionário disponibilizado no final de cada sessão, a Netflix pede que os participantes digam “o que gostaram, o que não gostaram, o que mudariam e qual a probabilidade de recomendar o conteúdo para amigos e familiares”.
Além da Netflix, diversos estúdios de Hollywood costumam realizar testes com algumas pessoas antes de lançar suas produções nos cinemas. Essas exibições permitem consertar possíveis erros que não foram notados pela equipe interna ou fazer ajustes na edição do conteúdo.
Após os testes, as produtoras de filmes e séries ainda realizam sessões exclusivas para a imprensa e criadores de conteúdo, antes da estreia para o público geral. Assim, repórteres, críticos de cinema e youtubers conseguem publicar suas opiniões com antecedência.
Mesmo com novos conteúdos na gaveta, a Netflix parece estar passando por dificuldades financeiras. Na última terça-feira (17), a empresa demitiu 150 funcionários de uma só vez. A maioria dos desligamentos aconteceu nos EUA.
Segundo a empresa, “as mudanças foram tomadas principalmente por necessidades corporativas e não por desempenho individual”. Vale lembrar que a plataforma registrou pela primeira vez queda de assinantes, no primeiro trimestre de 2022.