Nintendo Switch é homologado pela Anatel, mas não foi a Nintendo que pediu
A Nintendo deixou o mercado brasileiro em 2014, mas recentemente parecia interessada em voltar. Ela lançou um site oficial por aqui; e a Anatel homologou o Switch e seus controles.
É um sinal de que o console será enfim lançado no Brasil? Infelizmente, a história é um pouco mais complicada do que parece.
O Switch e os controles Joycons foram homologados pela Anatel no dia 8 de fevereiro. A descoberta veio do youtuber Diego Leonardo, do canal DigPlay.
A requerente é a empresa M RS Digital, cujos dados são os mesmos da loja RedStore. Ela se apresentava no Mercado Livre como representante oficial da Nintendo.
“O Mercado Livre confirma que a RedStore, representante da Nintendo, comercializa seus produtos no site na categoria de Lojas Oficiais”, disse a empresa ao Tecnoblog.
No entanto, a assessoria de imprensa da Nintendo diz ao The Enemy que essa empresa não é sua representante oficial.
A RedStore atualizou seu site e página do Facebook. Antes, a seção “Quem somos” exibia apenas um texto lorem ipsum para preencher espaço:
Depois que a homologação do Switch foi divulgada na mídia, ela passou a dizer que a M RS Digital “é uma empresa privada subdistribuidora da marca Nintendo; e atua através da parceria com a empresa JVLAT – Juegos de Video Latinoamérica”.
Além disso, ela destaca em negrito que “não faz parte da Nintendo Co., Ltd. e nem de suas subsidiárias e/ou filiais”.
A descrição ainda diz que a loja é “dedicada exclusivamente a venda de produtos Nintendo e seus licenciados no Brasil”. No entanto, até pouco tempo atrás, o site tinha seções dedicadas ao Xbox One e PlayStation 4.
A RedStore não se descreve mais como loja oficial da Nintendo no Mercado Livre, e o endereço loja.mercadolivre.com.br/nintendo agora traz uma mensagem de erro.
Antes:
Minino!! Parece que é oficial sim! =O https://t.co/4zDvjvOC2H pic.twitter.com/jjgRQ9RSqc
— threads.net/@toadgeek (@toadgeek) January 30, 2018
Agora:
Se uma empresa pede a homologação de um produto na Anatel, ela precisa se responsabilizar pela distribuição e garantia ao cliente no Brasil. A RedStore ainda não esclareceu se vai mesmo lançar o Switch no país.