Nubank segue Mercado Pago e exige biometria no app por padrão
Proteção com senha ou biometria será habilitada automaticamente no app do Nubank; mudança visa impedir acesso indevido ao aplicativo
Proteção com senha ou biometria será habilitada automaticamente no app do Nubank; mudança visa impedir acesso indevido ao aplicativo
O Nubank está incrementando a segurança do seu aplicativo. Nesta terça-feira (22), a fintech anunciou que vai exigir a senha ou biometria por padrão ao abrir o app para impedir que outras pessoas acessem a conta sem a permissão do usuário. A medida é similar à atualização aplicada pelo Mercado Pago em sua plataforma no ano passado.
A mudança ativa a Proteção de Acesso ao App automaticamente. Sendo assim, sempre que o aplicativo for executado, o Nubank vai solicitar que o usuário coloque a senha do celular ou use a biometria, como o reconhecimento facial ou o leitor de digitais. O acesso à conta será liberado após a confirmação das credenciais.
A medida visa garantir mais segurança aos usuários da plataforma. Além disso, a instituição financeira utiliza a senha do celular em vez da credencial do aplicativo (8 dígitos) ou do cartão (4 dígitos) para aumentar a proteção justamente por serem senhas diferentes. Mas, caso não tenha nenhum método de bloqueio ativo no smartphone, o usuário precisará inserir a sua senha de 8 dígitos do app.
“A ferramenta impede que outras pessoas acessem o seu aplicativo do Nubank caso estejam com o seu celular desbloqueado em mãos”, anunciaram. “Isso porque, para abrir o app, alguém precisaria também saber a senha que você usa para desbloquear o seu aparelho.”
O Mercado Pago também utiliza o recurso para aprimorar a segurança ao acessar o app para Android e iPhone (iOS). Segundo uma página de suporte da plataforma, o método de desbloqueio de tela do celular também serve para proteger os aplicativos do Mercado Livre e Mercado Pago. “Ou seja, também vamos solicitá-lo quando você abrir o app ou movimentar dinheiro”, afirmaram.
A configuração também pode ser desabilitada ou habilitada manualmente tanto em celulares Android ou no iPhone (iOS). Saiba como a seguir:
Após a ativação, o aplicativo vai pedir a senha do celular ou a biometria toda vez que for executado. Caso contrário, não será mais necessário usar as credenciais para desbloquear o aplicativo. Todavia, é importante lembrar que todo cuidado é pouco. Portanto, vale a pena habilitar a função para manter o acesso às informações sobre a conta, investimentos, cartão de crédito e afins mais seguro.
Com informações: Nubank (Blog)