Nvidia apresenta IA assistente para te ajudar em jogos

Projeto que chegou a ser anunciado como piada de 1º de abril em 2017 vira real com avanços em IA. G-Assist é como um GamesFAQs dentro do jogo

Felipe Freitas
G-Assistant sai de piada de 1º de abril para projeto real da Nvidia (Imagem: Reprodução/Nvidia)
G-Assistant sai de piada de 1º de abril para projeto real da Nvidia (Imagem: Reprodução/Nvidia)

Durante a Computex 2024 a Nvidia apresentou o G-Assist, uma IA generativa que vai ajudar os jogadores durantes as partidas — seja com dicas sobre o jogo ou como melhor o desempenho do game no PC. O G-Assist ainda está nas etapas iniciais do desenvolvimento, mas a empresa deu uma amostra do que ele é.

Apesar de não haver previsão de lançamento, o framework do G-Assist revela que apenas as GPUs GeForce RTX serão compatíveis com o recurso. Mais especificamente, a imagem usa o termo “GeForce RTX AI PC”, o que pode ser uma referência aos possíveis processadores Arm que a Nvidia pode lançar para a plataforma Copilot+.

Framework do G-Assist faz referência a um GeForce RTX AI PC (Imagem: Divulgação/Nvidia)
Framework do G-Assist faz referência a um GeForce RTX AI PC (Imagem: Divulgação/Nvidia)

O G-Assist, como vemos por essa primeira apresentação, é basicamente um ChatGPT/Copilot disponibilizado em tempo real pela GeForce Experience. Na demonstração, Guillermo Siman, gerente sênior de produto na Nvidia, utiliza comando de voz para pedir informações sobre a melhor arma para começar em Ark: Survival Ascended.

A IA então diz qual o melhor equipamento e explica o motivo. O G-Assist ainda responde à pergunta sobre os materiais necessários para criá-la. Basicamente a Nvidia está pegando os detonados/walkthroughs e entregando na sua tela por meio de uma IA generativa.

Assim como o Windows Recall, o G-Assist monitora a tela para entender o que o jogador está vendo, o que fazer a seguir e até dá dicas de quais materiais podem ser usados para produzir algum item. A IA também pode alterar as configurações do computador para aumentar o desempenho do jogo e te dar o link de algum material sobre o game.

G-Assist pode ver o que está na sua tela para lhe auxiliar durante as partidas (Imagem: Divulgação/Nvidia)
G-Assist pode ver o que está na sua tela para lhe auxiliar durante as partidas (Imagem: Divulgação/Nvidia)

G-Assist sai de piada de 1º de abril para algo real

Em 2017, um G-Assist foi apresentado pela Nvidia como uma piada de 1º de abril. No vídeo, o apresentador fala de funções que não foram mostradas pela empresa no anúncio do produto real.

A piada de 1º de abril fala que a IA será capaz de jogar por você quando você precisar sair rapidamente — copiando o seu estilo de jogo. Outra ferramenta da piada é o BossBoost, no qual a IA de mentirinha te diz o melhor momento de matar um boss. Esse recurso virou realidade, se levarmos em conta que você pode pedir instruções durante a partida.

Era normal que a Nvidia fosse apresentar algum produto com IA generativa na Computex 2024 — que está sendo palco de diversos anúncios sobre essa tecnologia. Ainda mais que o Lado Verde da Força está ganhando rio de dinheiros com LLMs e inteligências artificiais.

E sete anos depois, a tecnologia é capaz de transformar uma piada de 1º de abril em algo real. Agora é esperar uma IA assistente de jogos que realmente jogue por você nos momentos em que é preciso ficar AFK.

Com informações: The Verge, Tom’s Hardware e Nvidia

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.