Nvidia vê receita crescer 50% com GPUs para jogos e IA
No segundo trimestre, Nvidia registrou receita de US$ 3,87 bilhões graças à demanda por jogos e inteligência artificial
No segundo trimestre, Nvidia registrou receita de US$ 3,87 bilhões graças à demanda por jogos e inteligência artificial
Nem a pandemia de COVID-19 conseguiu abalar a boa fase da Nvidia. Em seu segundo trimestre fiscal do ano, encerrado em 26 de julho, a companhia registrou receita de US$ 3,87 bilhões, valor 50% superior ao obtido no mesmo período de 2019. O mérito é do aumento da demanda de GPUs para jogos e inteligência artificial.
A Nvidia já vinha de um bom momento. No primeiro trimestre, por exemplo, a companhia registrou receita de US$ 3,08 bilhões. Analistas de mercado esperavam que o ritmo de crescimento se manteria e estimaram receita de US$ 3,65 bilhões para o segundo trimestre, mas, como agora sabemos, a companhia superou as expectativas (PDF) com os US$ 3,87 bilhões. O lucro líquido do período ficou em US$ 622 milhões.
Alguns segmentos nos quais a Nvidia atua, como o de tecnologias para veículos, foram prejudicados pela pandemia. Em compensação, dois mercados tiveram aumento de demanda, justamente os mais importantes para a companhia: os de chips gráficos para games e aplicações baseadas em inteligência artificial.
Pudera. Com as ações de isolamento social e quarentena realizadas em todas as partes do mundo, muitas pessoas buscaram nos jogos uma fonte de entretenimento. Só esse segmento respondeu por US$ 1,65 bilhão da receita registrada pela Nvidia.
Já a receita de hardware para datacenters, justamente o que se beneficia de GPUs para inteligência artificial, respondeu por US$ 1,75 bilhão da receita. Aqui, o aumento da demanda foi motivado, presumivelmente, pelo home office e outras formas de trabalho remoto que aumentaram o uso de serviços de chamadas por vídeo, por exemplo.
É necessário levar em conta que a receita no segmento de datacenters inclui os resultados obtidos pela Mellanox, empresa comprada pela Nvidia em 2019.
Em teleconferência com analistas, Jensen Huang, CEO da Nvidia, disse acreditar que o segundo semestre de 2020 será ainda mais interessante para a companhia no mercado de games.
O executivo reconheceu que a pandemia aumentou o interesse por jogos e que isso não diminuirá nos próximos meses. Ele também destacou que o Nintendo Switch (que é equipado com chips da Nvidia) está prestes a superar o Super Nintendo em popularidade. Em seu entendimento, transmissões de jogatinas via Twitch e YouTube também estimulam o mercado.
Com informações: Venture Beat.