OnePlus Nord tem 5G, tela de 90 Hz, Snapdragon 765G e preço menor
O OnePlus Nord custa menos do que o OnePlus 8 e é um dos raros modelos intermediários da fabricante chinesa, que já chega com 5G sub-6
O OnePlus Nord custa menos do que o OnePlus 8 e é um dos raros modelos intermediários da fabricante chinesa, que já chega com 5G sub-6
O OnePlus Nord é o primeiro intermediário da fabricante chinesa em anos e ele tenta beber de algumas fontes bem conhecidas de aparelhos topo de linha. O que mais chama atenção é a presença de tela de 90 Hz e o coração pulsando em um Snapdragon 765G, que promete afinar a linha de desempenho entre os Snapdragon 800 e os 700.
Rumores do Nord já estavam tão fortes no mundo que a própria empresa havia confirmado alguns deles na semana passada, durante uma entrevista com o youtuber Marques Brownlee. O Nord é uma tentativa da OnePlus brigar em um mercado muito acirrado de intermediários bons, que são focados em alto desempenho e em um público que gosta de jogar sem queda na taxa de quadros por segundo – gamers, mas que aqui não tem visual gamer…ufa!
Por fora a tela é uma OLED de 6,44 polegadas, com resolução Full HD+ e proporção de 20:9, com toque de atualização em 90 Hz, perfeito para deixar toda animação como na manteiga e também para aumentar o consumo de bateria. Ela tem um conjunto com duas câmeras frontais (pra que?) em notch que lembra bastante o Galaxy S10 Plus, já que até o leitor de impressões digitais está no mesmo lugar que no Samsung – abaixo da tela.
Atrás fica outro conjunto de câmeras, agora em formato de semáforo mais para o canto, com quatro olhos. A lente principal é de 48 megapixels, seguida de uma ultrawide com 8 megapixels e duas de serviço, que é como gosto de chamar câmeras que servem apenas para outras funções que serão utilizadas em menor número de vezes: uma faz fotos macro de baixa resolução (5 megapixels) e outra só mede a distância de objetos para modo retrato.
Tudo isso é controlado pelo Snapdragon 765G, que foi lançado no final do ano passado e é bem potente, com velocidade marcada em até 2,4 GHz para seus oito núcleos com litografia de 7 nanômetros, que já vem com modem 5G embarcado de fábrica e que tem G no nome por trazer processador gráfico mais poderoso. O usuário pode ter 8 GB ou 12 GB de RAM, ambas no padrão LPDDR4X e opções entre 128 GB e 256 GB de espaço interno.
O controle dos recursos é feito pelo Android 10, que está abaixo da Oxygen OS 10.5 e que lembra bastante aquele visual de Android puro dos aparelhos Pixel, interface que está nos OnePlus basicamente desde sempre. O OnePlus Nord não tem proteção contra água e nem poeira, como também é comum em aparelhos da marca e infelizmente continua na péssima ideia de remover a entrada para fones de ouvido.
Na Europa o OnePlus Nord chega a partir do dia 4 de agosto, mas algumas vendas poderão acontecer em quiosques John Lewis e na própria loja online da empresa. Outro país confirmado é a Índia, com promessa de tentativa de venda nos Estados Unidos. Os preços ficam assim:
Não existe previsão de lançamento no Brasil e isso provavelmente não acontecerá, já que a OnePlus nunca lançou smartphones de forma oficial por aqui.
Com informações: OnePlus (1) (2) e The Verge.