Oppo confirma câmera de celular com zoom óptico de 10x

Câmera com zoom de 10x é baseada em mecanismo que lembra um periscópio; Oppo ainda não informou quais smartphones contarão com a tecnologia

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Tal como prometido, a chinesa Oppo confirmou, nesta quarta-feira (16), o desenvolvimento de uma câmera para smartphones capaz de aplicar zoom óptico de até 10x. A tecnologia é semelhante à câmera de 5x que a companhia revelou no MWC 2017, mas traz alguns incrementos.

Chamada de 5x Dual Camera Zoom, a câmera demonstrada em 2017 era dupla e tinha um mecanismo inspirado nos periscópios de submarinos. Basicamente, o primeiro sensor era convencional enquanto o segundo havia sido rotacionado em 90 graus e trazia lente teleobjetiva. Uma espécie de prisma era usada para direcionar a luz ao segundo sensor.

Apesar de engenhosa, a 5x Dual Camera Zoom nunca passou da fase de protótipo, ou seja, não foi disponibilizada em nenhum smartphone produzido comercialmente. O motivo, provavelmente, é a necessidade de aprimoramento da tecnologia.

Esse aprimoramento aparece agora, com a câmera de 10x. Em vez de duplo, a nova câmera traz um sistema triplo de sensores: um principal, outro com lente ultra grande angular, o terceiro com lente teleobjetiva e o mecanismo semelhante a um periscópio — o posicionamento em 90 graus dá espaço suficiente para que os elementos ópticos possam se mover para aplicação de zoom.

Juntos, os três sensores conseguem trabalhar com uma distância focal que varia entre 15,9 mm e 159 mm para oferecer o zoom de até 10x sem perda de qualidade (será?). A câmera principal e a que traz a teleobjetiva contam ainda com estabilização óptica de imagem (Dual OIS). A Oppo só não deu detalhes sobre a abertura.

Câmera de 10x da Oppo

De acordo com a empresa, esse sistema de câmeras já está pronto para ser adotado em escala comercial. Não ficou claro, porém, se a companhia pretende disponibilizá-lo em algum smartphone a ser lançado em breve. Há rumores de que essa tecnologia estreará no Oppo F19, mas são só… rumores.

A Oppo promete dar mais informações no MWC 2019, de qualquer forma. O evento está marcado para a última semana de fevereiro. Nele, a companhia também apresentará um sensor de impressões digitais para tela com área ativa até 15 vezes maior na comparação com o leitor biométrico do Oppo R17. O componente também terá capacidade para ler até duas digitais simultaneamente.

Com informações: The Verge, Engadget.

Receba mais sobre Oppo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados