Oppo Find X3 Pro traz câmera de microscópio e Snapdragon 888
Oppo Find X3 Pro conta também com tela AMOLED de 120 Hz, duas câmeras de 50 megapixels e 12 GB de RAM
Oppo Find X3 Pro conta também com tela AMOLED de 120 Hz, duas câmeras de 50 megapixels e 12 GB de RAM
Confirmando uma série de vazamentos, a Oppo anunciou, nesta quinta-feira (11), o Find X3 Pro. O smartphone é um topo de linha com chip Snapdragon 888 e tela de 120 Hz. Mas o detalhe que mais chama atenção reside em seu conjunto de câmeras: uma delas é acompanhada por uma microlente que captura cenas microscópicas.
O módulo traseiro de câmeras atrai os olhares logo de cara por ter um design que o faz parecer bem pronunciado. Mas esse detalhe cai no esquecimento rapidamente quando olhamos para as especificações dos componentes existentes ali.
Começa com um sensor Sony IMX766 de 50 megapixels para a câmera principal. O mesmo sensor aparece na segunda câmera, com a diferença de que esta vem com uma lente grande angular de 110 graus. A terceira câmera tem 13 megapixels e zoom híbrido de 5x.
A menor das câmeras traseiras é a que mais desperta curiosidade. Com sensor de 3 megapixels e abertura f/3,0, ela é complementada com uma microlente de 60x e um anel de LED para iluminar o objeto. Graças a essas características, a câmera consegue registrar imagens com distâncias focais entre 1 e 2 mm.
Como o XDA Developers destaca, “essa é, essencialmente, uma lente macro, mas com esteroides”. Na prática, temos um microscópio aqui. Não tão avançado quanto microscópios convencionais, mas com recursos suficientes para registrar detalhes minúsculos.
As imagens podem não ficar com um nível convincente de foco, até porque é difícil trabalhar com a profundidade de campo em distâncias tão pequenas. Mas, como o The Verge ressalta, a câmera de microscópio pode ser útil pelo menos para visualização de detalhes de objetos em tempo real.
Não ignoremos os demais detalhes. O Oppo Find X3 Pro traz ainda tela AMOLED com 6,7 polegadas de tamanho, resolução de 3216×1440 pixels, brilho de 1.300 nits, HDR10+ e taxa de atualização de até 120 Hz.
Já o hardware básico é composto por um chip Snapdragon 888, 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. A bateria, de 4.500 mAh, é compatível com um carregador SuperVOOC 2.0 de 65 W e com um carregador sem fio AirVOOC de 30 W.
Outras características de destaque incluem Wi-Fi 6, 5G, certificado IP68 para resistência contra poeira e água, áudio Dolby Atmos e leitor de impressões digitais integrado à tela.
O Oppo Find X3 Pro vai ser lançado na Europa no março com preço sugerido de € 1.149.