Snapdragon 888 Plus 5G é lançado e virá em celulares da Xiaomi e Motorola
Chip Qualcomm Snapdragon 888 Plus traz frequência maior e mais desempenho em inteligência artificial
Chip Qualcomm Snapdragon 888 Plus traz frequência maior e mais desempenho em inteligência artificial
A MWC 2021 começou nesta segunda-feira (28). A Qualcomm aproveitou o evento para anunciar o seu mais novo chip para celulares high-end: o Snapdragon 888 Plus 5G vem para trazer mais desempenho do que o já poderoso Snapdragon 888. O destaque vai para o quesito inteligência artificial: a novidade é 20% mais rápida no processamento de tarefas do tipo em relação ao seu antecessor.
Como o nome sugere, o Snapdragon 888 Plus não é um projeto totalmente novo, mas uma versão “turbinada” do Snapdragon 888, chip revelado pela Qualcomm em dezembro de 2020.
Isso significa que os dois modelos contam com a mesma estrutura. A diferença é que a versão Plus aprimora algumas especificações para incrementar o desempenho.
Assim como o Snapdragon 888, o Snapdragon 888 Plus é formado por núcleos Kryo 680. São oito, ao todo. Quatro são baseados nos núcleos Cortex-A55 de 1,8 GHz e lidam com tarefas básicas. Três são baseados no Cortex-A78 de 2,4 GHz e são voltados a tarefas exigentes.
O oitavo núcleo é baseado em um Cortex-X1 — uma espécie de variante personalizável do Cortex-78 — com frequência de 3 GHz (2,995 GHz, para ser exato). Aqui reside um dos diferenciais do Snapdragon 888 Plus: no Snapdragon 888 “normal”, esse clock é de 2,84 GHz.
No quesito gráficos, nenhuma mudança. O novo chip mantém a GPU Adreno 660.
Em compensação, a Qualcomm tratou de melhorar o desempenho de tarefas de inteligência artificial. O Hexagon 780, componente direcionado a esse trabalho, é 20% mais rápido do que a unidade disponível para o Snapdragon 888.
Esse ganho faz o Snapdragon 888 Plus alcançar 32 trilhões de operações por segundo (TOPS) em tarefas de inteligência artificial contra 26 TOPS do Snapdragon 888, nas palavras da Qualcomm.
As demais características não mudam. O processador de sinal de imagem (ISP) Spectra 580 que, entre outras características, permite ao celular capturar imagens de três sensores ao mesmo tempo, permanece por aqui.
O mesmo vale para o modem Snapdragon X60, que adiciona ao chip suporte a 5G a partir de frequências em ondas milimétricas (mmWave) e abaixo de 6 GHz (sub-6).
Anunciado em fevereiro de 2021, o modem Snapdragon X65 5G deve aparecer somente na próxima geração de chips móveis de alto desempenho da Qualcomm, a ser revelada, provavelmente, no final do ano.
Não vai demorar. De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 888 Plus vai equipar celulares de marcas como Asus, Honor, Motorola, Vivo e Xiaomi a serem anunciados no segundo semestre.