Snapdragon X65 é um modem 5G de 10 Gb/s que deve chegar ao iPhone 14
Além de atingir taxas de até 10 Gb/s, modem Qualcomm Snapdragon X65 pode otimizar consumo de energia
Além de atingir taxas de até 10 Gb/s, modem Qualcomm Snapdragon X65 pode otimizar consumo de energia
Tem chip novo na área. Nesta terça-feira (9), a Qualcomm anunciou o Snapdragon X65, modem 5G que chegará ao mercado até o final de 2021 e que, no ano seguinte, deverá ser usado pela Apple na linha iPhone 14. O principal atrativo da novidade é a sua velocidade: o chip permite taxas de até 10 Gb/s (gigabits por segundo) no download.
Para fins de comparação, o Snapdragon X60, modem 5G anunciado há um ano pela Qualcomm, pode alcançar taxas de até 7,5 Gb/s de download. Ambos os modems trabalham com agregação de ondas milimétricas (mmWave) e frequências inferiores a 6 GHz (sub-6 GHz). O que torna o Snapdragon X65 mais rápido é um conjunto de melhorias.
Uma delas é o módulo de antena QTM545, que traz mais potência de transmissão na comparação com as gerações anteriores e suporta todas as frequências globais do mmWave, com destaque para a nova banda n259, baseada em frequência de 41 GHz.
A Qualcomm também chama atenção para uma tecnologia de sincronização de antena que usa inteligência artificial para otimizar esse processo. Na prática, a tecnologia contribui para aumentar as taxas de transferência de dados, melhorar a recepção de sinal e até economizar energia.
O quesito eficiência enérgica também é beneficiado pela compatibilidade do modem com a tecnologia Qualcomm 5G PowerSave 2.0 e com o fato de o Snapdragon X65 ser baseado em um processo de 4 nanômetros (o Snapdragon X60 tem tecnologia de 5 nanômetros).
Entre as demais características da novidade destacadas pela Qualcomm estão a possibilidade de o modem receber atualizações por software e o suporte total às especificações do Release 16 da 3GPP, considerada a segunda fase do 5G.
Essas especificações estabelecem condições que viabilizam aplicações de internet das coisas baseadas em 5G e parâmetros que melhoram diversos aspectos. A mencionada tecnologia PowerSave 2.0, por exemplo, é compatível com os critérios de economia de energia do Release 16.
Como a Apple adquiriu a divisão de modems da Intel em 2019, uma dúvida fica no ar: mesmo com esse negócio, a companhia ainda está disposta a usar modems da Qualcomm? Pelo menos até 2024, sim. A decisão é parte do “acordo de paz” entre Apple e Qualcomm.
A linha iPhone 12 é baseada no modem Snapdragon X55. O atual Snapdragon X60 provavelmente dará as caras na futura linha iPhone 13, no segundo semestre deste ano. Assim, pela lógica, o Snapdragon X65 poderá aparecer no iPhone 14, a ser lançado até o final de 2022.
Com informações: MacRumors.