Pix caiu? Falha atinge clientes do Nubank, Bradesco e outros nesta sexta (25)

Ferramenta de transferências instantâneas do Banco Central apresenta instabilidade em diversas instituições financeiras, incluindo Nubank, Bradesco, Caixa e Santander

Ana Marques
Por

Você está com dificuldade para enviar dinheiro via Pix nesta sexta-feira (25)? O problema afeta mais pessoas e diversas instituições, incluindo o Nubank, Bradesco e a Caixa. Relatos de clientes apontam que a ferramenta do Banco Central está instável, mas a autoridade afirma que “não há ocorrências generalizadas” nos participantes do Pix.

Nubank e Bradesco recebem mais reclamações

O Tecnoblog fez o teste e confirmou a falha em diversos bancos. O app do Nubank no celular mostra essa mensagem de erro: “Pix fora do ar. Faça transferências por TED, de segunda à sexta, das 6h30 às 17h”.

Estes bugs vêm sendo relatados desde o final da tarde de hoje, segundo o DownDetector. Usuários se queixam que o recurso de Pix não funciona, e não conseguem realizar transferências instantâneas para outros bancos.

Gráfico mostra pico de reclamações sobre Nubank (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Procurado pela reportagem, o Nubank enviou o seguinte posicionamento:

“Nossa base de clientes encontrou oscilações na realização de transações Pix. Informamos que as operações já foram normalizadas.”

Na Caixa, a tentativa de realizar uma transferência via Pix só foi bem sucedida na terceira vez. A mensagem de erro do aplicativo dizia: “Transação indisponível no momento. Efetue novo acesso e tente novamente em alguns instantes”.

Apesar de oscilações terem sido notadas em diversos bancos e fintechs, há maior número de reclamações vindo do Nubank, além de um grande pico de queixas relacionadas ao Bradesco (ambos em linhas vermelhas no painel abaixo).

Diversos bancos foram afetados pela instabilidade no Pix (Imagem: Reprodução/DownDetector)

No Twitter, usuários reclamam da dificuldade para realizar transações em diversas instituições:

BC diz que sistemas funcionam normalmente

Ao Tecnoblog, o Banco Central nega que haja problemas por parte de seus sistemas. Veja o posicionamento completo abaixo:

“Os sistemas do BCB funcionam normalmente. Não há problemas nos sistemas do BCB ou ocorrências generalizadas nos participantes do Pix.”

*Atualizado às 19h37 para incluir comunicado do BC, e às 20h12 para incluir o novo posicionamento do Nubank sobre a normalização dos serviços.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados