Robô humanoide da Tesla vai demorar mais do que o previsto para chegar

Elon Musk diz que primeiras unidades do robô Optimus trabalharão na fábrica da Tesla em 2025 e chegarão a clientes da empresa em 2026

Emerson Alecrim
Por
Robô humanoide Tesla Optimus faz pose de ioga, apoiado sobre um pé, com a outra perna dobrada e suspensa, e mãos próximas ao peito
Robô Tesla Optimus fazendo pose de ioga (imagem: divulgação/Tesla)

Anunciado por Elon Musk em 2021, o robô humanoide Optimus vai demorar mais do que o previsto para ser lançado. A expectativa era a de que as primeiras unidades começassem a trabalhar nas fábricas da Tesla em 2024. Agora, a previsão é a de que isso acontecerá no ano que vem.

Não é um atraso grande se considerarmos a complexidade do projeto. O Optimus foi apresentado como um robô capaz de realizar diversas funções, tantas quantas possíveis. O problema é que, para esse cenário se tornar realidade, numerosos desafios terão que ser vencidos.

O mais complexo deles é a proposta humanoide. Fazer um robô bípede é uma missão muito mais complexa do que projetar modelos que usam rodas ou têm mais do que dois pontos de sustentação.

Como líder da Tesla, Elon Musk declarou em abril que os primeiros robôs Optimus estariam trabalhando nas fábricas da companhia até o fim de 2024. O empresário também declarou que as demais empresas começariam a receber as suas unidades em 2025.

Mas, nesta semana, o próprio Musk atualizou essas previsões:

A Tesla terá robôs humanoides genuinamente úteis em baixa produção para uso interno no próximo ano e, espera-se, em alta produção para outras companhias em 2026.

Elon Musk, CEO da Tesla

Optimus terá que vencer desconfianças

Quando o Optimus foi revelado, em 2021, houve um clima de constrangimento no ar. Isso porque o robô mostrado não era real. Havia uma pessoa na apresentação vestida com um macacão e uma mistura de capacete com máscara fingindo ser o robô.

Apesar da introdução um tanto esquisita, o projeto evoluiu de 2021 para cá. Em setembro de 2023, por exemplo, a Tesla mostrou o Optimus organizando peças coloridas e até fazendo ioga. Mas ainda existe a sensação de que há muito trabalho a ser feito.

Outro vídeo, este divulgado em janeiro de 2024, mostra o robô dobrando roupas. Mas é possível ver de relance que há uma pessoa fora de enquadramento fazendo movimentos que parecem ser iguais ao do Optimus, como evidencia esta animação feita pelo Gizmodo:

Optimus dobrando roupa, aparentemente com auxílio de uma pessoa (imagem: reprodução/Gizmodo)
Optimus dobrando roupa, aparentemente com auxílio de uma pessoa (imagem: reprodução/Gizmodo)

É possível que o robô estivesse apenas detectando os movimentos de um humano por meio de sensores, portanto. Isso sugere que ele não estava dobrando roupas de modo independente como a gravação dá a entender na primeira olhada.

Com base nisso, não vai ser estranho se, no ano que vem, Musk acabar anunciando novos prazos para a chegada oficial do Optimus.

Relacionados

Autor(a)

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.