Rumor do dia: por que o Galaxy S8 terá um leitor de digitais na traseira, e não na frente

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

Uma enxurrada de rumores vem revelando a maioria dos detalhes sobre o Galaxy S8, a ser anunciado oficialmente no fim de março. Um desses detalhes, que a própria Samsung destaca em teasers, é a ausência de um botão físico abaixo da tela. Por que a empresa decidiu fazer isso?

Galaxy S8, frente e verso (@evleaks)

Segundo o jornal coreano The Investor, a Samsung inicialmente planejava incorporar o leitor de digitais na tela do S8, mas teve que descartar o plano por causa da Synaptics – a fabricante não conseguiria oferecer a tempo sua nova tecnologia.

Em dezembro, a Synaptics anunciou o sensor FS9100, capaz de detectar impressões digitais através de até 1 mm de vidro. Isso eliminaria a necessidade de um botão físico só para desbloquear o smartphone – bastaria tocar na tela. A previsão era levar esse sensor à produção em massa no segundo trimestre de 2017.

A Samsung teria investido recursos para ajudar a Synaptics a desenvolver o recurso de ler impressões digitais na tela, mas uma fonte do jornal diz que os “resultados foram frustrantes”.

Por isso, a coreana foi forçada a mover o leitor de digitais para a parte traseira do S8, já que não poderia retirá-lo. “Com a produção iminente, a empresa teve que realocar o botão de ler digitais para a parte traseira do dispositivo no último minuto”, de acordo com o The Investor.

This is what a phone looks like… until 03.29.2017. #UnboxYourPhone https://t.co/0e9kY8pcsI pic.twitter.com/IJAGN8xvoj

— Samsung Mobile (@SamsungMobile) February 27, 2017

O jornal também afirma que o Galaxy S8 usará uma tecnologia 3D Touch para os botões virtuais Home/Voltar/Multitarefa na parte inferior da tela. Os botões devem reagir de maneira diferente dependendo da pressão que o usuário aplicar. Segundo o The Investor, futuros smartphones top de linha da Samsung – como o Galaxy Note 8 – usarão essa tecnologia em toda a tela.

A Samsung fará um evento em Nova York no dia 29 de março para revelar oficialmente o Galaxy S8.

Com informações: Mashable, The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados