Acalmem-se, fãs do Windows Phone, acalmem-se. Sei que algumas das nossas últimas notícias não têm sido lá muito animadoras em relação aos gadgets de telefonia móvel da Microsoft, mas deixo claro aqui que, a exemplo do que eu disse várias vezes durante o Tecnocast017 — A nova Microsoft, eu sou um entusiasta da marca. Me chamem de ingênuo, de deslumbrado, mas eu espero — de ter esperanças mesmo — que a empresa consiga fazer a sua plataforma decolar.
Com isso em mente, trago a vocês aqui uma informação que pode ser ao mesmo tempo boa e ruim, dependendo de como as coisas se desenrolarem nos próximos meses: a Microsoft está prestes a apresentar o novo Lumia 650. O aparelho deve ser anunciado oficialmente no dia 1° de fevereiro no blog oficial da empresa, sem muito alarde, e tem tudo pra ser o último da série Lumia.
Segundo o Windows Central, tudo indica que, depois dele, a divisão mobile da empresa deve aplicar todos os seus esforços no que virá a ser o Surface Phone, ainda este ano.
Sobre o Lumia 650
Os rumores são de que o aparelho será um baixo custo que tem como alvo o mercado corporativo. Sim, o Lumia 550 já era uma alternativa low-end, mas parece que eles querem dar aos consumidores mais uma opção.
Ainda não temos dados oficiais, nem preço, mas espera-se que o Lumia 650 venha com tela de 5 polegadas de 720p, processador Snapdragon 210 ou Snapdragon 212, 8 GB de armazenamento interno, câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 5 megapixels, só 1 GB de RAM e carregador de bateria com fio exclusivamente.
O sistema operacional? Windows 10, claro.
Veja abaixo algumas imagens que o Windows Central afirma serem bem próximas do design desse celular:
Sobre o fim do nome Lumia
Vamos lá: a gente sabe que a Microsoft está tentando dar aos seus produtos um design consistente, que seja o mesmo através de seus dispositivos. Deu certo para a Apple, por que não daria para a gigante de Redmond? Então, em tese, essa mudança faz sentido e está de acordo com o planejamento prévio.
Mas, porém, contudo, entretanto, todavia… Eu procurei mais detalhes sobre essa estratégia em outras fontes, e todos os sites que eu encontrei usam o Windows Central como a origem do rumor.
Não que o site não tenha credibilidade. Pelo contrário, em várias outras situações ele se mostrou muito confiável, com furos interessantes sobre a marca. Mas, como eu sempre digo, desconfie de tudo o que você lê. Para ter certeza que o Lumia subiu no telhado mesmo, vamos precisar esperar as cenas dos próximos capítulos.
Mas me digam: se acontecer mesmo, o que vocês esperam de uma possível linha do Surface Phone? Sejam criativos.