Samsung investiga bug que envia fotos aleatórias no app de mensagens

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Alguns celulares da Samsung estão apresentando problemas com seu app de mensagens nativo. De acordo com relatos compartilhados no Reddit, o serviço está enviando fotos para outras pessoas sem o consentimento dos donos do aparelho.

Os usuários afetados afirmam que o aplicativo também agendou o envio de mensagens de texto para contatos aleatórios. Segundo eles, o problema ocorre em diversos smartphones da Samsung, como Galaxy S9 e Galaxy Note 8.

Em um dos casos, o aplicativo enviou toda a galeria de fotos do Galaxy S9+ de uma pessoa enquanto ela dormia. Por sorte, as imagens foram enviadas para sua namorada. No entanto, poderiam ter causado uma situação indesejada ao serem enviadas para o chefe, por exemplo.

Para piorar a situação, o aplicativo não deixa nenhuma evidência de que a mensagem foi enviada. Com isso, muitos podem nem saber que suas fotos foram compartilhadas.

Em um fórum da Samsung, a suspeita é de que o bug foi causado por conta de uma recente atualização do aplicativo que liberou o RCS (Rich Communication Services) para operadoras como T-Mobile. O RCS é um protocolo visto como o sucessor do SMS.

Ele oferece recursos como suporte para vídeos e GIFs, compartilhamento da localização e confirmação de leitura. Possivelmente, a integração com o novo formato foi o que causou a falha no app de mensagens.

Para o Gizmodo, a Samsung disse que está ciente dos relatos dos usuários e que suas equipes técnicas estão investigando o assunto. Enquanto o problema não é solucionado, há duas saídas: revogar a permissão para o app de mensagens da Samsung acessar as fotos ou deixar de usar o serviço temporariamente.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados