Samsung Galaxy A9 (2018) chega ao Brasil com quatro câmeras traseiras (!!)
Este é o primeiro smartphone do mundo que foi lançado com quatro câmeras traseiras, sendo que apenas três são utilizadas manualmente
Este é o primeiro smartphone do mundo que foi lançado com quatro câmeras traseiras, sendo que apenas três são utilizadas manualmente
A Samsung aproveitou o começo desta terça-feira (22) para anunciar a chegada do Galaxy A9 (2018) em terras tupiniquins. O smartphone é o mais caro da linha A, tem visual semelhante ao do recente Galaxy A7 (2018), chama atenção por suas quatro câmeras traseiras e pelo preço de R$ 3.199.
Por fora o Galaxy A9 (2018) pega carona em quase que tudo que foi apresentado com o A7 (2018), mudando apenas a posição do leitor de impressões digitais, que agora voltou para a traseira, junto da quantidade de lentes na traseira e o fim da porta microUSB – sim, o Galaxy A9 (2018) já vem com um conector mais moderno, que é o USB-C.
Por dentro as diferenças são ainda maiores. Ele deixa de lado o processador Exynos da Samsung e adota um Snapdragon 660, 6 GB de RAM e 128 GB de espaço interno. O Android que roda por aqui ainda é o 8 Oreo e não há presença da renovada One UI, que é a interface substituta da Samsung Experience e o Samsung Pay está presente neste modelo – a Bixby também, que chega com os comandos de voz (apenas em inglês, chinês e coreano).
A tela é uma Super AMOLED de 6,3 polegadas e com resolução de 2220 x 1080 pixels, que é o Full HD esticado para uma tela em proporção de 18.5:9. A bateria é de 3.800 mAh e ele tem gaveta para um microSD, com espaço para dois SIM cards.
Deixando hardware e software de lado, o que chama atenção no novo Galaxy A9 (2018) é a quantidade de câmeras na parte traseira. A Samsung decidiu que quatro opções de lentes é a melhor forma de adequar o produto ao público mais jovem, amante de Instagram e redes sociais.
A câmera principal tem 24 megapixels e abertura de f/1,7. A segunda é uma câmera de 5 MP com que serve basicamente para ajudar no efeito de fundo desfocado, seguida pelo terceiro sensor de 10 megapixels e que tem o trabalho de aproximar o objeto em um efeito de zoom ótico de duas vezes – é uma lente telefoto. Por fim, a última das quatro câmeras é de 8 megapixels e tem ângulo de 120 graus, mais ou menos semelhante ao que a GoPro entrega.
Com tantas opções na hora de simplesmente bater uma foto, a Samsung colocou um recurso de inteligência artificial que tenta identificar qual é a cena e propõe algumas configurações.
O conjunto de quatro lentes é novidade para os smartphones da fabricante da Coreia do Sul, assim como o Galaxy A7 (2018) foi o primeiro da marca com três lentes exatamente no mesmo local. Com tanta experimentação em uma linha intermediária, é bem provável que alguns destes recursos apareçam lá no Galaxy S10, que será lançado no mês que vem.
O Galaxy A9 (2018) chega ao Brasil a partir desta semana, nas cores rosa, preta e azul e custando R$ 3.199 em sua única versão. O valor é o mais elevado já utilizado em um representante da linha A, ao ponto em que, hoje (22), o Galaxy A9 (2018) custa mais do que um Galaxy S9 Plus – que é superior ao A9 em todos os pontos.