São Paulo terá 13 terminais de ônibus com internet Wi-Fi grátis
Wi-Fi grátis será oferecido a partir primeiro trimestre de 2021 em 13 terminais de ônibus ligados a estações de metrô
Wi-Fi grátis será oferecido a partir primeiro trimestre de 2021 em 13 terminais de ônibus ligados a estações de metrô
Os usuários de alguns dos terminais de ônibus ligados a estações de Metrô em São Paulo poderão aproveitar em breve um sinal de Wi-Fi grátis. O serviço será oferecido a partir do primeiro trimestre de 2021 em 13 terminais selecionados. Os locais oferecerão conexão com velocidade média de 10 Mbps disponível por 60 minutos para cada pessoa.
A internet gratuita será oferecida pela parceria entre Linktel e Unitah, concessionária que gerencia 13 terminais de ônibus em São Paulo. A expectativa das empresas é de que o serviço seja utilizado por aproximadamente 1,5 milhão de pessoas que circulam todos os dias nos locais.
A Linktel instalará um sistema ABGN/AC com equipamentos semelhantes aos usados em aeroportos como os de Londres, Nova York e Tóquio. A empresa afirma que a rede dos terminais permitirá milhões de acessos simultâneos e funcionará de forma interligada ao Wi-Fi das estações do Metrô e da CPTM. Com isso, usuários seguirão conectados mesmo depois de ir da estação para o terminal.
O sinal de internet deverá ser liberado ainda este ano nos terminais Norte e Sul da estação Tatuapé. O serviço faz parte do projeto Praça Unitah, que também prevê a revitalização dos terminais de ônibus. Segundo a concessionária, os locais terão oferta ampliada de comércio e serviços, além de mudanças na gestão em segurança, zeladoria e paisagismo.
Estes são os terminais de São Paulo que terão Wi-Fi grátis:
Além dos 13 terminais de ônibus, os primeiros em São Paulo a receberem Wi-Fi grátis, o sinal também é oferecido em estações do Metrô. Em outubro, a internet foi liberada em estações da linha 4-Amarela. O serviço é resultado de uma parceria entre ViaQuatro, que administra a linha; Quicko, aplicativo que informa rotas de transporte público; e Eletromídia, empresa de publicidade OOH (out of home).
As estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, administradas pelo Metrô, oferecem Wi-Fi grátis desde 2017 e contam com ambientes para os usuários acessarem a rede. A CPTM, por sua vez, passou a contar com internet em algumas de suas estações em 2018.