Início / TB Responde / Internet /

O que é IP?

Endereço IP, ou Protocolo de Internet, é o “CPF” do seu dispositivo, responsável por identificar a máquina em uma rede interna

Ronaldo Gogoni

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Nem todo mundo entende o significado de um IP, mesmo todos nós o usando, diariamente, para nos mantermos conectados à internet. O sistema de identificação da web consegue atribuir uma “identidade virtual” a todos os dispositivos conectados. Continue a leitura para entender, de uma vez por todas, o que é IP.

O termo IP vem de Internet Protocol (Protocolo da Internet) e é um número atribuído ao dispositivo no momento em que ele é ligado, o que chamamos de IP interno. É o “CPF” do seu dispositivo.
O que é IP? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O termo IP vem de Internet Protocol (Protocolo da Internet) e é usado para duas coisas:

  1. descreve os protocolos de comunicação entre dispositivos, dentre os quais existem os modelos TCP/IP (Transmission Control Protocol) e OSI (Open System Interconnection); e
  2. também é o número de identificação de um dispositivo conectado à internet.

Normalmente, para diferenciar um termo do outro, este último é também chamado de Endereço IP ou IP Address. E é sobre ele que trataremos aqui.

Basicamente, o número de endereço IP é o “CPF” do seu computador, celular, tablet, set-top box, TV, dongle, console de videogame e etc.

É um número atribuído ao dispositivo no momento em que ele é ligado, o que chamamos IP interno. Porém, assim que o gadget se conecta à internet, ele recebe um segundo número de registro, o chamado IP externo.

Qual a diferença entre endereço interno e externo?

Ambos servem para identificação, mas para fins diferentes.

O IP interno, por exemplo, serve para identificar uma máquina, geralmente um computador ou uma impressora, em uma rede interna, como em ambientes corporativos, em que todos os terminais estão conectados entre si.

Já o externo é sua identidade na internet; esse número permite que você se conecte à rede. Ele é único, porém dinâmico: não existem dois terminais na web com o mesmo número ao mesmo tempo, mas o número pode ser alterado a cada conexão. O interno, por sua vez, pode ser fixo ou dinâmico.

Saber o seu número de endereço é importante para solucionar problemas de conexão ou para permitir que outras pessoas em sua rede internet tenham acesso a arquivos que você queira compartilhar.