Spotify tem tratamento especial e paga comissão menor na Google Play

Em depoimento, diretor do Google revela que Spotify paga, no máximo, 4% de taxa por assinaturas feitas no app para Android

Giovanni Santa Rosa
Por
Spotify
Spotify (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Graças a um acordo secreto, o Spotify paga taxas bem menores ao Google por assinaturas feitas em seu aplicativo para Android. A gigante das buscas cobra 4% das transações feitas usando a Google Play Store para processar pagamentos, e 0% quando é o próprio Spotify que faz a cobrança. O padrão é, respectivamente, 15% e 11%.

Os números foram apresentados por Don Harrison, chefe de parcerias globais do Google. Ele foi um dos depoentes no processo que a Epic Games move contra o Google.

A empresa responsável por Fortnite acusa a gigante das buscas de manter um monopólio na distribuição de apps para Android. O Google também está sendo processado pelos EUA por monopólio nas buscas.

Google Play Store
Google Play (Imagem: Unsplash / Mika Baumeister)

Harrison argumentou que o acordo com o Spotify é necessário devido à popularidade do serviço de streaming de música. “Se o Spotify não estiver funcionando direito com os Play Services e os core services, as pessoas não vão comprar celulares com Android”, defendeu o executivo.

Outro ponto do contrato determina que tanto Google quanto Spotify devem investir US$ 50 milhões cada em um “fundo de sucesso”.

Em nota, o Google confirma os números, e diz que “um pequeno número” de desenvolvedores têm taxas diferentes graças a parcerias e investimentos diretos no Android e na Google Play.

O Google começou a permitir que empresas usem seus próprios sistemas de cobrança em 2022. Neste caso, há uma redução de cerca de 4 pontos percentuais na comissão. Assim, a taxa passa de 15% (usando o Google Play como método de pagamento) para 11% (usando método próprio).

O Verge aponta que muitos desenvolvedores não veem vantagem nisso — geralmente, a diferença da comissão não compensa os custos de usar um método próprio.

Google não quer revelar acordos

O acordo do Google com o Spotify era secreto até então — e a empresa por trás do Android não queria que ele fosse revelado. Um dos advogados do Google pediu que o tribunal censurasse provas que revelavam o contrato entre as duas companhias.

“A abertura do acordo com o Spotify seria muito, muito prejudicial para a negociação que estamos tendo com outras empresas”, argumentou Glenn Pomerantz, representante do Google. O Google não revelou quais são os outros parceiros com acesso a taxas mais vantajosas.

Durante os depoimentos, também surgiu a informação de que a empresa ofereceu um acordo com a Netflix, em que cobraria apenas 10% de comissão. A empresa de streamings recusou. Ela também deixou de oferecer a opção de assinar seus serviços pelo app.

Com informações: The Verge, TechCrunch

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados