Tecnologia da Samsung detecta sono ou estresse do motorista para evitar acidentes

Tecnologia Ready Care, da Samsung e Harman, usa câmeras, sensores e smartwatch para avaliar condições físicas e mentais do condutor

Emerson Alecrim
Por
Demonstração do Ready Care na CES 2023 (imagem: divulgação/Samsung)
Demonstração do Ready Care na CES 2023 (imagem: divulgação/Samsung)

O nome Samsung nos faz pensar em celulares, TVs e até lavadoras de roupa. Mas a marca coreana atua em várias outras frentes. Prova disso é que, na CES 2023, a companhia revelou o Ready Care, tecnologia que analisa as condições físicas e mentais do condutor de um carro para prevenir acidentes.

Cansaço, sonolência e estresse estão entre os fatores que podem diminuir a atenção do motorista durante a condução do veículo. A Samsung teve a ideia de atacar esse problema ajustando os parâmetros do carro de acordo com o estado do condutor.

Para fazer essa análise, o Ready Care utiliza câmeras e sensores instalados no veículo. Dados também são extraídos de um dispositivo vestível usado pelo motorista, como um Galaxy Watch. Só não ficou claro se a tecnologia funciona com dispositivos de outras marcas.

As câmeras e os sensores medem a carga cognitiva do condutor analisando a sua expressão facial, a maneira como os seus olhos piscam, entre outros parâmetros. Esse dados são submetidos a um mecanismo de aprendizagem de máquina que determina o estado do motorista.

Se o sistema detectar distração ou sonolência, por exemplo, o Ready Care emitirá alertas, bem como ajustará o volume do som, a iluminação interna e o ar condicionado. Todas essas medidas visam direcionar a atenção do motorista para a condução do veículo.

O Ready Care pode até detectar estresse (aqui, o dispositivo vestível entra em ação) para sugerir rotas mais tranquilas. Existe ainda um “modo relaxante” que, com a ajuda do sistema Samsung SmartThings, ajusta os dispositivos inteligentes domésticos do usuário antes de sua chegada em casa.

Experiências sonoras dentro do carro

A tecnologia Ready Care é fruto de uma colaboração com a Harman, que pertence à Samsung desde o final de 2016. A Harman é especializada em áudio. Por isso, não surpreende que ambas também tenham anunciado uma tecnologia para experiências sonoras dentro do veículo.

O Ready Tune, como é chamado, permite que o usuário ajuste o sistema de som do veículo de acordo com a intenção de uso. Se o motorista quiser ouvir um audiolivro enquanto dirige, por exemplo, a função Talk Mode pode ser ativada para aprimorar a reprodução do conteúdo falado.

Outro exemplo: o Live Mode pode ser acionado para replicar a acústica de um estádio durante a reprodução de músicas gravadas ao vivo.

Ready Tune (imagem: divulgação/Samsung)
Ready Tune (imagem: divulgação/Samsung)

Quando chega?

Tanto o Ready Care quanto o Ready Tune são tecnologias interessantes, mas não há previsão para a sua chegada ao mercado. Presumivelmente, esses sistemas dependerão de parcerias com montadoras para serem implementados. Até o momento, a Samsung não anunciou acordo com nenhuma delas.

Convenhamos que, na CES 2023, a companhia se preocupou apenas em mostrar que as duas tecnologias existem. Mas quem sabe se uma parceria com alguma montadora não surgirá depois disso?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados