Telegram expande chats de voz com participantes ilimitados e gravação

Chat de voz do Telegram agora aceita participantes ilimitados, gravação e permite criar links separados para falantes e ouvintes

Darlan Helder
• Atualizado há 2 anos e 10 meses
Chats de voz do Telegram (Imagem: Divulgação/Telegram
Chats de voz do Telegram (Imagem: Divulgação/Telegram)

O Telegram vem trabalhando com chats de voz no aplicativo desde dezembro. Agora, aproveitando o boom do Clubhouse, a empresa anunciou a expansão desse recurso, derrubando o limite no número de participantes e permitindo a gravação. Batizado de Voice Chats 2.0, a novidade pode ser uma alternativa para usuários de Android, que continuam sem acesso ao Clubhouse.

Como funciona o Voice Chats 2.0 do Telegram

A atualização para o Voice Chats 2.0 do Telegram permite que o usuário crie links para convidar pessoas, é possível levantar a mão para interagir e também libera a gravação da conversa, recurso que o Clubhouse não tem. “Os administradores de canais e grupos públicos agora podem ter chats de voz para milhões de ouvintes ao vivo. Não importa o quão popular a sua conversa se tornar, novas pessoas poderão sintonizar e ouvir. É como uma rádio pública reinventada para o século XXI”, diz a empresa em comunicado.

O Telegram ainda está facilitando o acesso às salas, isso porque os administradores poderão criar links separados para ouvintes e falantes. É um recurso a mais que pode funcionar com famosos que forem convidados, por exemplo. Também é possível adicionar títulos aos grupos para que outros usuários do Telegram possam encontrar.

Chats de voz do Telegram (Imagem: Divulgação/Telegram)

Chats de voz do Telegram (Imagem: Divulgação/Telegram)

Para iniciar um chat por voz, a pessoa deve entrar no canal ou no grupo que ela administra, clicar nos três pontinhos, (⋮) ou (⋯), e selecionar “Iniciar Chat de Voz” para começar. O ouvinte pode ingressar em um grupo através da conta pessoal ou por um canal que ele administra, para isso, basta clicar em “Entrar como”, mais um recurso que visa atender pessoas famosas e evitar incômodos no perfil pessoal. “Celebridades e figuras públicas podem usar isso para evitar chamar muita atenção para as suas contas pessoais”, reforça o Telegram.

Além da liberação de chats de voz, o Telegram anunciou outras novidades: agora é possível cancelar o encaminhamento de uma mensagem quando você seleciona um chat errado; continuar a reproduzir uma mensagem de voz longa de onde parou; e por fim, uma boa notícia para o usuário de Android: na lista de chat, ao deslizar uma conversa, você pode definir se ela será arquivada, fixada, apagada ou marcar como “lido”.

Com informações: Telegram

Relacionados

Escrito por

Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog.