TikTok vai tentar limitar tempo de uso para crianças e adolescentes

Marca chinesa quer facilitar o controle parental para melhorar o dia a dia dos usuários mais jovens e auxiliar os pais e responsáveis

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 7 meses
Logotipo do TikTok
TikTok (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O TikTok anunciou na quarta-feira (1) que lançará novos recursos direcionados às crianças, adolescentes e grupos de famílias. Uma das novidades é a limitação de 60 minutos diários para perfis de usuários abaixo dos 18 anos. Caso esse tempo seja ultrapassado, a conta será impedida de conferir mais vídeos a não ser que uma senha seja inserida para continuar. A ferramenta dará às caras nas próximas semanas.

A novidade segue uma consulta feita pela empresa chinesa ao Digital Wellness Lab, uma instituição do hospital infantil de Boston. Como resultado, o TikTok decidiu definir o tempo de uma hora por dia para usuários adolescentes e infantis como padrão.

O recurso será ativado automaticamente e passará a exigir uma senha de um adulto responsável para permitir mais tempo de uso do aplicativo para quem tem entre 14 e 18 anos. No caso de indivíduos com menos de 13 anos, a palavra-chave liberará apenas mais 30 minutos de diversão nos vídeos na plataforma por dia.

Vale destacar que essa ferramenta já está disponível desde 2022 em alguns países, mas vai chegar ao Brasil com essa atualização nas próximas semanas.

Por outro lado, é comum que os mais jovens acabem burlando esse tipo de sistema para manter os vídeos rolando. Sendo assim, os mais velhos precisarão prestar bastante atenção no que está acontecendo em suas residências.

tiktok
Tela de limitação de uso diário (Imagem: Divulgação / TikTok)

Controle de pais também vai receber novidades

Com a intenção de promover mais ferramentas para pais e responsáveis, o TikTok anunciou uma nova leva de opções focadas no controle parental em sua plataforma.

O primeiro é o Limite Diário de Tempo de Tela Personalizável, que permitirá ao adulto decidir a quantidade de minutos por dia que o adolescente ou a criança poderão usar o aplicativo. Será possível definir, por exemplo, mais tempo durante os fins de semana.

Já a Tela de Painel de Controle vai oferecer uma página detalhada sobre o uso do app. Informações como a quantidade de vezes que a pessoa abriu o TikTok e quantos minutos diários o manteve em uso serão amplamente apresentadas para o responsável.

Por fim, os adultos poderão usar o recurso de Silenciar Notificações e definir horários específicos para eles surgirem para a molecada. É importante lembrar que usuários com idades entre 13 e 15 anos já não recebem lembretes a partir das 21h.

A boa notícia é que, de acordo com o anúncio da companhia chinesa, ela vai liberar a opção de controlar o tempo de tela e o silenciamento de notificações para todos, pois assim ficará mais claro de vermos se estamos passando dos limites.

Ficar offline será mais fácil

Ademais, a marca afirmou que está “lançando um lembrete de sono para ajudar as pessoas a planejar mais facilmente quando quiserem ficar off-line à noite. Elas poderão definir um horário e, quando ele for atingido, um pop-up as lembrará de que é hora de fazer logoff”.

Ou seja, a plataforma quer dar uma mão para ajudar a galera a se desligar do TikTok de vez em quando. Dessa forma, garantindo uma noite mais tranquila para sua base de usuários.

Com informações: TikTok.

Relacionados