TIM ativa 5G DSS em São Paulo, Rio, BH e mais cidades
TIM terá até 15 cidades brasileiras com 5G DSS até março de 2021; operadora mantém cautela com compartilhamento de espectro
TIM terá até 15 cidades brasileiras com 5G DSS até março de 2021; operadora mantém cautela com compartilhamento de espectro
A TIM anuncia nesta quarta-feira (16) o lançamento do 5G DSS para dispositivos móveis em cinco capitais brasileiras. Ainda em dezembro de 2020, a operadora ativará a rede de quinta geração com compartilhamento dinâmico de espectro em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, e promete expansão para outras regiões até março de 2021.
Em outubro, o CEO da TIM, Pietro Labriola, afirmou que a experiência real com 5G só será possível após o leilão da Anatel, que deve ocorrer em 2021. Ainda assim a operadora aposta na tecnologia 5G DSS, descrita pelo executivo como “5G do marketing”.
Leonardo Capdeville, diretor de tecnologia da TIM, afirmou em coletiva de imprensa que o uso da tecnologia com compartilhamento de espectro será importante para entender a convivência com o 5G tradicional. “O 5G DSS tem o seu valor pois é um mecanismo que vai nos ajudar a suportar o 5G, que vai nascer com coberturas menores. Ela usa o espectro atual e nos dá novas oportunidades”, diz o executivo.
Capdeville mantém cautela quanto à adoção precoce do 5G DSS, como se fosse um 5G convencional: “É muito estranho a gente falar que tem 5G sem nenhum daqueles potenciais. Isso queima a tecnologia e leva o cliente a uma expectativa frustrante”, comenta o executivo.
Quanto à cobertura, o executivo confirma que ela será restrita, ao menos no começo: “Vamos fazer isso de uma forma transparente, sem deixar que o cliente acredite que ele tem o 5G de fato, divulgando onde essa cobertura estará disponível”.
A TIM já possui 5G DSS em três municípios brasileiros, mas a atuação era restrita: trata-se de um piloto voltado para internet fixa sob redes celulares (FWA) em Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG). O projeto engloba 300 clientes, que receberam o modem 5G da operadora, embora a tecnologia também esteja aberta para clientes TIM com smartphones compatíveis.
Nessa nova fase, a operadora foca em cidades com maior densidade populacional e aposta no uso do 5G DSS para smartphones, sem a comercialização de internet fixa FWA.