TIM ativa 5G DSS em mais cidades de SP e expande cobertura na capital

Rede 5G DSS da TIM chegou a Marginal Pinheiros e Parque Ibirapuera; regiões de Santos e Campinas também receberam sinal

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TIM estreia 5G em Curitiba (Foto: Paulo Higa)
TIM ativou 5G DSS em Santos, Campinas e mais bairros de São Paulo (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A TIM anunciou a expansão da sua rede 5G DSS no estado de SP: a operadora ativou a rede em Santos e Campinas, além de expandir o sinal na cidade de São Paulo. Clientes da operadora que tiverem um smartphone compatível poderão experimentar a quinta geração sem custo adicional, desde que estejam em algum local com cobertura.

TIM expande 5G DSS em São Paulo

Anteriormente, o 5G DSS da TIM estava disponível em algumas regiões do Itaim e da Av. Paulista. A operadora diz ter reforçado o sinal nessas áreas, e a cobertura também passou atingir o entorno do Parque Ibirapuera, além de toda a extensão da Marginal Pinheiros e Ciclofaixa.

5G DSS chega a Campinas e Santos

Além da capital paulista, o município de Santos também recebeu sinal de 5G DSS. A rede foi ativada em toda a orla da Praia de Santos.

A tecnologia também foi ativada em Campinas, mas o sinal de 5G DSS está disponível apenas no bairro Taquaral.

TIM diz que 5G DSS é uma prévia do “5G de verdade”

A TIM mantém certa cautela quando o assunto é 5G DSS, e não promete altas velocidades ou ampla cobertura. Por conta da utilização de espectro compartilhado com o 4G, a operadora diz que o padrão DSS é uma prévia do que o “5G de verdade” consegue entregar.

Além de São Paulo, Campinas e Santos, o 5G DSS da TIM também está disponível em bairros de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, além dos municípios de Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS), onde efetua testes de banda larga fixa via 5G.

Em dezembro de 2020, a TIM prometeu que as cidades de Belém (PA), Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC) receberiam o 5G DSS até março de 2021, mas o mapa de cobertura não mostra áreas desses municípios com sinal de 5G DSS.

O 5G de outras operadoras

Além da TIM, outras operadoras também apostam na adoção prévia de redes de quinta geração:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados