TIM ativa rede 5G DSS em Fortaleza, Recife e Salvador
Rede de quinta geração com compartilhamento de espectro é ativado nas capitais de Bahia, Ceará e Pernambuco; TIM diz que 5G DSS é uma prévia para o 5G puro
Rede de quinta geração com compartilhamento de espectro é ativado nas capitais de Bahia, Ceará e Pernambuco; TIM diz que 5G DSS é uma prévia para o 5G puro
A TIM anunciou nesta quarta-feira (30) a expansão da sua rede 5G DSS para três capitais do Nordeste. Clientes da operadora com smartphone compatível poderão desfrutar da tecnologia de quinta geração com compartilhamento dinâmico de espectro em Fortaleza, Recife e Salvador.
A cobertura de 5G DSS não abrange toda a extensão dos municípios e o serviço está disponível apenas em alguns bairros, avenidas e arredores. Confira:
Município | Localidades com 5G DSS da TIM |
Recife (PE) | Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, Pina e Marco Zero |
Fortaleza (CE) | Aldeota e Meireles |
Salvador (BA) | Circuito Barra-Ondina |
Para usar o 5G DSS da TIM, basta ter um smartphone compatível e estar dentro da área de cobertura. Não é necessário contratar um plano específico ou pedir ativação da tecnologia.
Além das três capitais nordestinas, o 5G DSS da TIM está disponível em algumas localidades de São Paulo, Campinas e Santos (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).
No comunicado à imprensa, a TIM informa que o 5G DSS é uma funcionalidade que utiliza as frequências atuais da rede 4G e permite um uso otimizado no serviço de celular. A operadora ressalta que a tecnologia de compartilhamento de espectro é uma prévia do sinal de quinta geração.
A operadora também promete a ampliação do 5G DSS até a chegada do 5G puro, e estima que a tecnologia definitiva chegue ao Brasil no segundo semestre de 2021.
Para que o 5G puro seja realidade, é necessário que o leilão de frequências da Anatel seja efetivado. A expectativa inicial do Ministério das Comunicações que a licitação aconteceria ainda no primeiro semestre de 2021, mas isso não ocorreu.
Em maio, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que o 5G DSS não é 5G de verdade e pediu para que as operadoras de celular e fabricantes de smartphones removessem o ícone da quinta geração dos dispositivos conectados em uma rede com compartilhamento de espectro.
A TIM não é a única operadora que investe no 5G com compartilhamento de espectro: