Tim Cook critica reportagem “absurda” sobre saída de Jony Ive da Apple
Reportagem diz que Tim Cook demonstrava pouco interesse em design; CEO da Apple diz que isso "não corresponde à realidade"
Reportagem diz que Tim Cook demonstrava pouco interesse em design; CEO da Apple diz que isso "não corresponde à realidade"
Tim Cook reagiu a uma reportagem do Wall Street Journal sobre a saída de Jony Ive, que trabalhou na Apple por quase 30 anos: segundo o jornal, o CEO demonstrava pouco interesse no design dos produtos. Ele diz que “a história é absurda” e que “distorce relacionamentos, decisões e eventos”, sem entrar em detalhes.
Segundo o WSJ, Ive se afastou aos poucos da Apple após a morte de Steve Jobs, e acreditava que a empresa havia perdido seu foco em design: a maioria dos altos cargos eram focados em operações, e Cook raramente visitava as equipes de design, demonstrando pouco interesse no processo de desenvolvimento dos produtos.
Dylan Byers, da NBC News, recebeu um e-mail de Cook comentando o texto do WSJ. O CEO “muito da reportagem, e certamente as conclusões, simplesmente não correspondem à realidade”. O jornal também “mostra uma falta de compreensão sobre como a equipe de design e a Apple funcionam”.
Cook faz referência a erros na reportagem, mas nunca menciona quais. Byers diz no Twitter que o CEO realmente deu poucos detalhes, “mas a minha impressão é de que ele discorda da insinuação de que não se importa com design, ou que o design foi sacrificado para as operações, e de que havia uma distância entre ele e Jony Ive”.
Segundo o TechCrunch, essa é uma reação incomum para Cook: o CEO costuma deixar a área de relações públicas da Apple lidar com notícias desagradáveis, oferecendo declarações anônimas a jornalistas do ramo.
Um porta-voz do WSJ afirma que o jornal mantém tudo o que foi dito na reportagem. O texto “é baseado em conversas ao longo de mais de um ano com pessoas que trabalharam com Ive, assim como pessoas próximas à liderança da Apple”.
Esta é a nota completa de Tim Cook:
Oi Dylan
Espero que você esteja bem.
A história é absurda. Muito da reportagem, e certamente as conclusões, simplesmente não correspondem à realidade. Em um nível básico, ela mostra uma falta de compreensão sobre como a equipe de design e a Apple funcionam. Ela distorce relacionamentos, decisões e eventos ao ponto de simplesmente não reconhecermos a empresa que ela pretende descrever.
A equipe de design é incrivelmente talentosa. Como Jony disse, eles estão mais fortes do que nunca, e tenho total confiança de que eles vão prosperar sob a liderança de Jeff, Evans e Alan. Nós sabemos a verdade e sabemos as coisas incríveis que eles são capazes de fazer. Os projetos nos quais eles estão trabalhando vão impressionar você.
Atenciosamente,
Tim
Com informações: Ars Technica, TechCrunch.