TIM permite receber fatura de pós-pago e controle via WhatsApp

Clientes pré-pago ou TIM Beta podem fazer recarga de créditos via WhatsApp; TIM quer migrar atendimento para canais digitais

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TIM e iPhone 7 Plus (Foto por Erbs Jr)

A TIM quer migrar o atendimento ao cliente para canais digitais, a fim de substituir gradualmente as ligações ao call center: quem é cliente pós-pago ou controle pode receber a fatura via WhatsApp, com uma mensagem informando o valor, data de vencimento e código de barras. E quem possui uma linha pré-paga ou TIM Beta pode fazer recarga de créditos através do aplicativo.

Para usar este recurso, é necessário adicionar o contato 41-4141-4141 ao WhatsApp. Então, basta enviar a palavra “fatura” e você receberá a conta em formato PDF; o arquivo estará protegido com senha, que são os quatro primeiros dígitos do CPF.

A operadora também envia o código de barras em uma mensagem separada, para que você possa copiá-la e usar no aplicativo do banco para o pagamento; neste caso, nem é necessário abrir a fatura. O recurso ainda não está disponível para clientes corporativos, TIM Black Família e TIM Fixo.

TIM permite fazer recarga de pré-pago via WhatsApp

Se você tiver uma linha TIM Pré ou TIM Beta e enviar o comando “fatura”, o bot responderá o seguinte: “Vi aqui que seu plano atual não gera faturas. Para acessar suas 6 últimas faturas do plano anterior, acesse Meu TIM”.

Neste caso, será possível inserir créditos enviando o comando “recarga”; ou saber o valor atual em sua linha com a palavra “saldo”. O pagamento é feito via cartão de crédito.

A TIM foi a primeira operadora no Brasil a utilizar o WhatsApp Business como um canal de atendimento. Ela já testava o envio de fatura pelo app desde o ano passado, mas isso agora parece ter sido expandido para todos os clientes.

O objetivo da TIM é que, até 2020, os contatos via canais digitais ultrapassem 80% do total, substituindo as ligações para o SAC. No segundo trimestre de 2018, o número de clientes que buscou atendimento pelo aplicativo Meu TIM e pelo site aumentou 62% em relação ao mesmo período de 2017. Enquanto isso, as interações via call center caíram 6% em um ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados