Assinantes de TV paga em SP recebem alertas sobre desastres naturais
Clientes da Claro, NET, Vivo, Oi, Sky e Nossa TV receberão alertas de alagamento, deslizamento de terra e chuva de granizo
Clientes da Claro, NET, Vivo, Oi, Sky e Nossa TV receberão alertas de alagamento, deslizamento de terra e chuva de granizo
Usuários de TV por assinatura no estado de São Paulo podem receber alertas da Defesa Civil sobre desastres naturais desde segunda-feira (28): com a novidade, os espectadores serão avisados com uma mensagem pop-up caso haja alguma situação de risco. Isso está disponível para clientes da Claro (incluindo NET), Vivo, Oi, Sky e Nossa TV; trata-se de um recurso já presente em outros estados.
Os alertas são de mudanças abruptas de temperatura, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, inundações, vendavais e chuva de granizo. Além de São Paulo, o recurso foi implantado previamente nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Não é necessário se cadastrar para os alertas: eles chegam de forma automática e se sobrepõem à programação tradicional, com tempo de exposição de 10 segundos. Também é possível fechar as mensagens para não atrapalhar a cena importante da novela.
A cobertura dos alertas será expandida: até o dia 18 de novembro, serão contempladas as regiões Centro-Oeste e Norte, enquanto a região Nordeste recebe o recurso até 16 de dezembro de 2019.
Os avisos da Defesa Civil na TV por assinatura se complementam às notificações por SMS de desastres naturais. A Anatel informa que já foram disparadas mais de 700 milhões de mensagens para 6,7 milhões de clientes de telefonia móvel do país entre fevereiro de 2017 e agosto de 2019.
Para receber os alertas no celular, é necessário ser cliente da Claro, Vivo, TIM, Oi, Sercomtel, Algar ou Nextel e enviar uma mensagem contendo o CEP para o número 40199; é possível cadastrar vários CEPs.
Com informações: Governo de SP, Agência Brasil.
Leia | Como proteger equipamentos eletrônicos durante tempestades