Sky, NET, Claro, Oi e Vivo enviarão alertas de desastres no Nordeste
Defesa Civil e Cenad informam sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e granizo
Defesa Civil e Cenad informam sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e granizo
As operadoras Claro, NET, Sky, Oi, Vivo e Nossa TV enviarão alertas da Defesa Civil e do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) aos assinantes de TV paga no Nordeste: o recurso chegou a sete estados dessa região na segunda-feira (16) e agora está disponível em todo o Brasil.
Não é necessário se cadastrar para receber os alertas de desastres naturais. Eles chegam automaticamente através de uma mensagem pop-up, com tempo de exposição de 10 segundos; para não atrapalhar a cena importante da novela, é possível fechá-las manualmente.
A novidade chegou à Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O recurso começou a ser implementado no Alagoas em setembro de 2019, e se expandiu desde então para as regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
A medida é complementar aos alertas enviados por SMS sobre alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e granizo. Mais de 700 milhões de mensagens foram enviadas para 6,7 milhões de linhas entre fevereiro de 2017 e agosto de 2019.
Aqui, é necessário se cadastrar: clientes da Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar, Sercomtel ou Nextel podem enviar uma mensagem contendo o CEP para o número 40199.
Leia | Como proteger equipamentos eletrônicos durante tempestades