Twitter agora permite denunciar se uma conta é bot

Para combater spam, Twitter ganha opção "a conta que enviou este Tweet é falsa" no iPhone, Android e web

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 9 meses

Você acha que encontrou um bot no Twitter? Agora é possível denunciá-lo com a nova opção “a conta que enviou este Tweet é falsa”. Isso pode ser feito no iPhone, Android e web. É um recurso muito bem-vindo antes das eleições… dos EUA.

Funciona assim: você clica ou toca na seta para baixo em um tweet, vai até Denunciar Tweet e seleciona a opção “É suspeito ou está enviando spam”. Lá, você verá o novo item “A conta que enviou este Tweet é falsa”. Selecione Próximo, e a denúncia será enviada.

Também é possível fazer isso no perfil do bot. Clique ou toque no menu de três pontos (…) e escolha Denunciar. Então, siga o mesmo caminho: “É suspeito ou está enviando spam” e “A conta é falsa”. Isso funciona no celular e no desktop.

https://twitter.com/TwitterSafety/status/1057675174735155200

O Twitter diz que, com essa opção adicional, será possível analisar denúncias com maior precisão. A empresa explica ao The Verge: “o novo fluxo de denúncia nos permitirá coletar informações mais detalhadas para que possamos identificar e remover spam de maneira mais eficaz”.

A rede social reforçou o combate a bots e, por causa disso, o número de usuários caiu em 9 milhões no terceiro trimestre. Um dos mecanismos para evitar perfis de spam é a confirmação do endereço de e-mail ou do número de celular.

O CEO Jack Dorsey avisa que o Twitter pode perder mais 5 milhões de contas nos próximos meses. Ele diz que a saúde da rede social será “um fator de crescimento no longo prazo”. A empresa possui 326 milhões de usuários, e obteve lucro por quatro trimestres consecutivos.

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Temas populares