O Twitter vem flexibilizando desde o ano passado seu limite de 140 caracteres, e desta vez o alvo são as @respostas: você poderá citar usuários sem que isto consuma espaço em cada tweet.

Funciona assim: suponha que você quer responder a um tweet do @Tecnoblog. Ao fazer isso, aparecerá a mensagem “respondendo a @Tecnoblog”, e você terá 140 caracteres para tanto.

E se você responder a um tweet que menciona mais de uma @? Sem problema: aparece a mensagem “respondendo para @fulano e outras duas pessoas”, e você ainda terá 140 caracteres. (Antes, quanto mais arrobas na mensagem, menos espaço você tinha.)

Também é possível escolher se você menciona todo mundo na conversa, ou apenas uma das contas:

Essa atualização já está valendo em twitter.com e nos apps oficiais para iOS e Android.

No entanto, nem todo mundo gostou das mudanças porque elas poluem a interface e tornam o processo mais confuso:

At this point I am using Twitter for Mac just to see the dark shit they’re going to do with it. How is this easier/better than @-replies? pic.twitter.com/Ll6DNB0I6s

— Dan Frommer (@fromedome) March 29, 2017

Outra coisa que eu reparei: se você colocar @s na resposta, elas contam no limite de 140 caracteres, o que complica as coisas.

Desde o ano passado, fotos, GIFs, vídeos, enquetes e tweets mencionados não entram no limite de 140 caracteres. No entanto, isso não vale para links externos ao Twitter, como um vídeo no YouTube ou uma foto no Instagram; eles ainda ocupam 23 caracteres.

A ideia é simplificar o funcionamento do Twitter e tentar atrair mais usuários para uma plataforma que vem dando prejuízo. Só ficou faltando a possibilidade de editar tweets; felizmente, o CEO Jack Dorsey cogita implementar isso no futuro.

https://twitter.com/Twitter/status/847479110616047616

Relacionados