Universitários estão abandonando os apps de relacionamento

Pesquisa aponta que estudantes norte-americanos preferem conhecer pessoas em ambientes mais comuns, como a faculdade, do que usar os aplicativos

Lupa Charleaux
Por
App de relacionamento do Tinder (Imagem: Unsplash / Good Faces Agency)
Pesquisa mostra uma mudança no comportamento dos estudantes nos dos Estados Unidos (Imagem: Unsplash/Good Faces Agency)

Uma pesquisa do portal Axios e do Generation Lab indica que 79% universitários e estudantes de pós-graduação dos Estados Unidos não usam apps de relacionamento. Conforme o relatório, os jovens estão preferindo conhecer pessoas pessoalmente em vez de usar os aplicativos.

O dado se torna ainda mais curioso ao notar que dos 978 entrevistados, 45% deles não estão em um relacionamento. Além disso, mais da metade das pessoas afirmam ter conhecido o atual parceiro ou anterior por meio de conexões pessoais.

Cupido do Tinder poderá ser acessado até por quem não tem conta no app (Imagem: Divulgação/Tinder
Estudantes dizem que preferem iniciar relacionamentos a partir de uma amizade do que usar apps de relacionamento (Imagem: Divulgação/Tinder)

O estudo cita que a faculdade é um “momento de independência e experimentação” até para os relacionamentos românticos. Entretanto, as mudanças culturais, tecnológicas e os impactos da pandemia afetaram as interações sociais.

“Sinto que os apps de relacionamento arruinaram o cenário do namoro para muitas pessoas da minha idade. Eles arruinaram a autoconfiança delas”, conta Melanie Perez, estudante do primeiro ano da Sam Houston State University.

Grande parte dos entrevistados diz que preferem conhecer pessoas e começar novos relacionamentos a partir de uma amizade. Algo diferente da proposta dos aplicativos cujas interações pessoais já iniciam com um encontro na maior parte dos casos.

Além disso, 37% dos estudantes citam que opiniões e senso de humor são pontos fundamentais ao considerar potenciais interesses amorosos. Essas características teriam um peso superior à aparência ou objetivos profissionais.

App Tinder (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)
Tinder é o app mais popular entre os universitários dos EUA (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)

Quais são os apps de relacionamento mais populares nos EUA?

Apesar da maioria dos entrevistados não usarem apps de relacionamentos, o Tinder é o mais popular entre os universitários. Cerca de 12% dos estudantes disseram usá-lo para conhecer novas pessoas ao menos uma vez por mês.

Com 8%, o Bubble e o Hinge empatam em 2º lugar entre as plataformas mais usadas. Enquanto isso, 2% das pessoas usam o Grindr e 1% prefere a rede social Coffee Meets Bagel.

Conforme o Generation Lab, os estudantes universitários são o público-alvo de diversos apps de namoro nos EUA. Por exemplo, é comum as empresas realizarem anúncios e eventos especiais em campus universitários.

Com informações: Axios e Generation Lab

Receba mais sobre Tinder na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados