USB-C ganha autenticação capaz de proteger seus dados

O protocolo verifica se dispositivos, cabos ou carregadores que usam o padrão USB-C são confiáveis

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
USB-C

O USB-C tem sido cada vez mais utilizado em celulares, notebooks e acessórios, o que só aumenta sua visibilidade para cibercriminosos. A popularidade do padrão exige melhorias na segurança e levou o USB Implementers Forum (USB-IF) a criar um protocolo de autenticação.

A organização deseja que as fabricantes adotem um processo que verifica se dispositivos USB-C ligados aos seus aparelhos são realmente seguros. Ao ser implementado, ele pode entrar em ação tanto no carregamento, quanto na transferência de arquivos.

Segundo a USB-IF, a autenticação permite que sistemas se protejam de carregadores não compatíveis e reduzam riscos de firmware ou hardware maliciosos que tentam explorar conexões USB. A verificação é feita no momento da conexão, antes que permissões sejam concedidas ou dados sejam transferidos.

“Usando este protocolo, os sistemas hospedeiros podem confirmar a autenticidade de um dispositivo USB, cabo USB ou carregador USB, incluindo aspectos do produto, como os recursos e o status da certificação”, diz a organização em comunicado.

Como afirma o How-To Geek, a autenticação poderá ser bastante útil ao carregar o celular em locais públicos, por exemplo. Neste caso, seria possível identificar se o carregador é confiável para manter seus dados longe de qualquer risco.

É claro que a autenticação não passará a ser oferecida tão rapidamente. Por enquanto, ela é apenas uma sugestão para as fabricantes – e não uma exigência. De toda forma, é bem possível que as empresas se interessem em oferecer mais segurança aos seus usuários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados