O Vimeo, plataforma de vídeos conhecida por hospedar trabalhos mais “sérios” e profissionais, divulgou hoje (8) a adição de suporte a vídeos em 360 graus.

Com o Vimeo 360, é possível enviar vídeos em 360 graus em alta qualidade, além de reproduzi-los tanto no modo monoscópico quanto no estereoscópico (para equipamentos de realidade virtual).

A reprodução dos vídeos em 360º está disponível, a partir de hoje, no site e nos aplicativos para iOS e Android. Quantos aos aparelhos de VR, o Vimeo 360 funciona apenas com o Google Daydream View, Samsung Gear VR e o Zeiss VR One. O suporte ao Oculus Rift e ao HTC Vive será adicionado no futuro.

A exibição desses vídeos funciona de maneira similar a outras plataformas que já implementaram esse recurso, como o YouTube e o Facebook. Na web, é só clicar e arrastar com o mouse para olhar para qualquer lado; no smartphone, basta deslizar o dedo pela tela.

O player exibe uma pequena bússola para mostrar em qual direção você está olhando, e, com um toque ou um clique, ele restaura o sentido para o ponto de vista padrão (se o uploader tiver ativado esse recurso).

O Vimeo 360 oferece alguns recursos a mais para quem quiser hospedar seus vídeos em 360º na plataforma. É possível configurar exatamente a largura do campo de visão, além de poder ajustar a posição inicial que o espectador começará a assistir ao vídeo. Os outros recursos tradicionais do Vimeo, como os campos detalhados de metadados e as configurações personalizadas de incorporação, também estão disponíveis para os vídeos em 360 graus.

Os criadores que quiserem monetizar seus vídeos em 360º terão à disposição uma loja virtual onde os consumidores poderão comprar esses vídeos. Os uploaders das categorias “pro” e “business” do Vimeo On Demand poderão colocar os valores e termos que quiserem em seus vídeos, incluindo opções de compra, de aluguel e de inscrição.

Além disso, o Vimeo também está oferecendo cursos para ajudar seus usuários a descobrir as melhores práticas para gravar no novo formato. Para quem quiser encontrar alguns vídeos bacanas para assistir, o site lançou um canal dedicado a selecionar os melhores clipes e vídeos em 360 graus hospedados na plataforma.

Receba mais sobre Vimeo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados