Samsung anuncia Gear VR, óculos de realidade virtual que se integram ao Galaxy Note 4
Rumores confirmados. Tal como previsto, a Samsung aproveitou a conferência IFA 2014, cuja pré-abertura teve início hoje (3), em Berlim, para anunciar oficialmente os óculos de realidade virtual Gear VR.
A Samsung se aliou à Oculus para desenvolver o dispositivo. Qualquer semelhança com o Oculus Rift, portanto, não é mera coincidência.
Mas também não dá para dizer que um é cópia do outro. O Samsung Gear VR chega com alguns diferenciais importantes, entre eles, a sua imprescindível integração com o também recém-anunciado Galaxy Note 4.
O Gear VR utiliza o smartphone como tela, fonte de energia e “cérebro”. É como se um fosse a extensão do outro. A comunicação entre ambos é feita via porta USB.
“Poder de fogo” para dar conta do recado o Galaxy Note 4 tem de sobra: em seu interior há um chip quad-core Snapdragon 805 de 2,7 GHz, 3 GB de RAM e tela Super AMOLED de 5,7 polegadas com resolução de 2560×1440 pixels (Quad HD).
Quantos às especificações, o Samsung Gear VR oferece campo de visão de 96 graus, além de sensor de proximidade, giroscópio e acelerômetro para reconhecimento de movimentos e comandos.
Ao contrário do Oculus Rift, o Gear VR dispensa cabos. Toda a sua comunicação externa é sem fio. Os controles ficam na lateral do dispositivo. Há inclusive uma espécie de touchpad para facilitar a navegação.
Quanto ao conteúdo, a Samsung afirma que o Gear VR virá acompanhado de um cartão microSD de 16 GB contendo uma coleção de materiais interativos em 3D adaptados especialmente para visualização nos óculos.
O pacote de conteúdo já confirmado inclui um tour pelo laboratório de Tony Stark (Vingadores 2) e apresentações do Cirque du Soleil. A Samsung promete mais: parcerias já estão sendo fechadas para a disponibilização de materiais diversos, incluindo produções educativas.
Thássius Veloso está em Berlim e conferiu de perto o Gear VR:
Infelizmente, a Samsung não informou preços, tampouco data de lançamento. Mas é de se esperar que o Gear VR chegue ao mercado até o final do ano.
Samsung Gear S
A Samsung também revelou mais detalhes do Gear S, smartwatch com tela curvada anunciado na semana passada.
As especificações foram confirmadas: o relógio vem com tela Super AMOLED de 2 polegadas e resolução de 360×480 pixels, processador dual-core de 1 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB para armazenamento interno de dados, 3G, bateria de 300 mAh e sistema operacional Tizen.
Entre as novidades anunciadas hoje está uma versão do teclado virtual Fleksy, tido como um dos mais rápidos da plataforma Android.
Outra revelação é a forma de recarga: um acessório grande que é encaixado na parte traseira do Gear S faz este trabalho. O formato é estranho, mas a Samsung explica que o componente tem uma bateria interna que permite a recarga do relógio mesmo quando não há tomada por perto. Faz sentido: os 300 mAh da bateria do smartwatch não parecem ser muita coisa.
A Samsung também confirmou que o Gear S tem pulseira intercambiável. O que a empresa novamente não fez foi dar estimativa de preço e data de lançamento. A expectativa é a de que o relógio chegue em outubro.
Com informações: TechCrunch, CNET