WhatsApp Beta para iOS mostra que app pode ganhar transcrição de áudios em breve
Ferramenta apareceu na versão de testes do WhatsApp pela primeira vez em 2021, porém desenvolvimento foi interrompido sem explicação
Ferramenta apareceu na versão de testes do WhatsApp pela primeira vez em 2021, porém desenvolvimento foi interrompido sem explicação
O recurso de transcrição de áudio do WhatsApp pode estar próximo do lançamento definitivo. Descoberto no segundo semestre de 2021, a ferramenta retornou para uma versão de testes do aplicativo para iOS. Pouco depois, surgiu a informação que o desenvolvimento da funcionalidade foi interrompido.
O retorno da feature de transcrição de áudio para o beta fechado WhatsApp foi revelado pelo WABetaInfo. Apesar de ser um projeto relativamente adiantado, com uma parte da produção pronta desde 2021, deve levar um certo tempo até que outros usuários comecem a receber essa atualização. Desde quando o recurso surgiu, ele só foi encontrado na versão para iOS.
O WABetaInfo publicou que o retorno do recurso no Beta acrescenta poucas coisas. Somado ao que já existia em 2021, a atualização da ferramenta trouxe um pop-up que explica o seu funcionamento. Nessa janela, o usuário é informado sobre as razões que levou a transcrição a não funcionar.
A captura de tela divulgada pelo site mostra que o recurso não funciona se: as palavras não são identificadas ou a transcrição não foi configurada para língua do áudio.
Em 2021, quando a transcrição de áudio para WhatsApp apareceu pela primeira vez, o WABetaInfo explicou que a ferramenta utiliza o recurso de reconhecimento de fala dos iPhones.
Na época, também foi mostrado que a funcionalidade pedirá ao usuário permissão para utilizar o reconhecimento de voz do smartphone. Quando o áudio é transcrito, uma janela com o texto aparecerá para o usuário. Nesse espaço ficarão armazenados todos os textos gerados pela ferramenta na conversa. O recurso transcreve a gravação sem precisar que o usuário execute o áudio.
Como o recurso é feito pelo aparelho, não dependendo de um serviço online da Meta, a privacidade dos textos é mantida. Somente abrindo o WhatsApp no seu celular um terceiro poderá acessar o seu conteúdo.
Antes de ser lançado oficialmente, é de se esperar que o teste seja ampliado para o WhatsApp para Android. A chegada do recurso pode ser atrasada para a versão web, já que o foco do mensageiro é o uso mobile.
Com informações: WABetaInfo