WhatsApp Business ganha coleções para criar grupos de produtos no catálogo

Coleções do WhatsApp Business permitem que produtos do catálogo sejam separados em categorias para facilitar as compras feitas pelo app

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos
WhatsApp Business App (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
WhatsApp Business App (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

WhatsApp revelou um novo recurso para facilitar o acesso a produtos no catálogo de uma conta comercial. Os usuários do WhatsApp Business agora podem criar coleções para agrupar os itens em categorias, como pratos principais e aperitivos de um restaurante, por exemplo. A novidade começou a ser liberada nesta quarta-feira (20).

A atualização é um incremento ao catálogo do mensageiro. A função permite que lojas, restaurantes e afins separem os seus produtos em categorias. Assim, os consumidores conseguem encontrar os itens desejados de uma maneira mais simples, pois será possível visualizá-los em um conjunto criado pelo estabelecimento comercial.

“Está sendo lançada hoje a função de Coleções para catálogos para pequenas empresas em todo o mundo”, anunciaram. “As Coleções permitem que as empresas organizem itens em seus catálogos por categoria para que os clientes não precisem mais percorrer longas listas de itens para encontrar o que estão procurando.”

É o caso de uma loja de roupas. Com as coleções, os comerciantes podem separar os produtos em grupos para camisas, calças, casacos, entre outros tipos de itens. “Uma vez que as pessoas escolhem o que comprar, elas podem adicionar o produto ao seu carrinho e enviar o pedido para o negócio”, afirmaram.

Coleções de produtos do WhatsApp Business (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Coleções de produtos do WhatsApp Business (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Como criar coleções de produtos no WhatsApp Business?

As coleções utilizam a estrutura de catálogo de produtos já existente na versão corporativa do app. Saiba como criar um conjunto de produtos a seguir:

  1. Abra o WhatsApp Business no seu celular;
  2. Toque sobre o botão de três pontinhos (Android) ou acesse a aba “Configurações” (iOS);
  3. Escolha a opção “Ferramentas comerciais” e, depois, “Catálogo”;
  4. Toque em “Adicionar nova coleção” (em tradução livre);
  5. Escolha o nome do catálogo e aperte em “Salvar” (em tradução livre).

Em seguida, você poderá escolher os produtos. Note que, para incluí-los na lista, é preciso que os itens estejam previamente cadastrados na plataforma. Também vale lembrar que, para criar outras coleções futuramente, basta repetir o procedimento citado anteriormente através da opção “Adicionar nova coleção”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados