WhatsApp detalha como você poderá conversar com empresas através do app

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

O WhatsApp tem planos de ganhar dinheiro com seu bilhão de usuários, envolvendo empresas que pagam ao serviço para se comunicarem com seus clientes. A novidade está em testes, e agora um FAQ revela detalhes de como isso vai funcionar.

Quando você falar com uma empresa, haverá um aviso na cor amarela de que se trata de uma “conta comercial”. Se você já tiver o número dela na sua lista de contatos, verá no WhatsApp o nome que você escolheu; senão, verá o nome que ela escolheu. Você pode bloquear empresas, é claro, assim como qualquer outro contato.

Algumas contas são verificadas e recebem um ícone verde ✅ ao lado do nome; “isto significa que o WhatsApp confirmou que o número de telefone deste contato pertence a uma empresa”, explica o FAQ. A verificação está disponível para as poucas companhias que estão participando do projeto piloto.

O site WABetaInfo publicou algumas imagens demonstrando como isso funciona. Esta é uma conta verificada de uma empresa:

E esta é uma conta não-verificada:

Existe um novo app para empresas, chamado “WhatsApp for Small and Medium Business”, disponível apenas para Android. Ele permite configurar um horário de atendimento; criar mensagens automáticas para quem entra em contato fora desse período; e enviar anúncios aos clientes.

O WhatsApp para empresas foi anunciado no começo de 2016, mas ainda não tem data de lançamento.

Com informações: WhatsApp, Engadget, WABetaInfo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados