WhatsApp tem novo bot contra notícias falsas sobre COVID-19

Bot ainda fala apenas inglês, mas já conta com quatro agências de verificação de fatos no Brasil e em breve falará português

André Fogaça
• Atualizado há 3 anos
whatsapp bot verificador fatos

O WhatsApp ganhou uma ferramenta que pode ajudar na hora de checar informações sobre a pandemia de COVID-19, com ajuda de um bot criado por um grupo de verificação de fatos. O recurso não é oficial do app ou do Facebook, mas auxilia na desmistificação de informações falsas sobre a doença e o coronavírus.

O robô utiliza informações de verificadores independentes de 74 países, focando os esforços atuais no surto de COVID-19. Junto deste banco de dados estão 80 organizações que fazem a mesma coisa, que já somam mais de 4 mil boatos catalogados e que são relacionados com a doença ou o vírus.

Todos atualizados diariamente com novas informações. No Brasil, na data de publicação deste artigo, estão listados quatro verificadores, sendo o Estadão, Aos Fatos, Checamos (da Agence France-Presse) e Agência Lupa.

whatsapp bot verificador fatos screens

No primeiro momento o bot fala apenas inglês, mas há promessas para levar o papo para o português em breve. Toda a navegação pela conversa é feita por números, muito semelhante ao que fazem os sistemas de atendimento de diversas empresas e operadoras.

O bot é gratuito e entra em uma rede já disponível para o usuário, como um bot da própria Organização Mundial da Saúde que faz quase que a mesma coisa e fala em português, junto de outro do Ministério da Saúde aqui do Brasil. Para bater papo com o bot é só adicionar o número +1 (727) 2912606 ou clicar aqui.

Leia | Como criar uma conversa fake do WhatsApp para usar em memes ou brincadeiras

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.