WhatsApp Status testa algoritmo para ordenar contatos pelo seu interesse

O novo algoritmo já está disponível em versão beta do WhatsApp para iOS

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos
Foto por Álvaro Ibáñez/Flickr

O WhatsApp deve deixar de exibir os Status em ordem cronológica no futuro próximo. O aplicativo planeja usar um algoritmo que prioriza os contatos com os quais você mais interage, assim como o que já acontece no Instagram.

Para definir a ordem de exibição, o WhatsApp analisará como anda sua conversa com a outra pessoa. Se vocês trocam muitos arquivos de mídia ou costumam fazer chamadas, a prioridade desse contato será maior.

Se vocês se comunicam apenas por mensagens de texto, a prioridade para exibição dos Status é normal. E se você ignora o que uma determinada pessoa te envia, o WhatsApp entenderá que você não deseja ver o que ela publica.

O mensageiro também aumentará a pontuação de um contato que interagir com você dentro de um grupo com menções e respostas direcionadas. Além disso, o seu interesse por Status publicados anteriormente pode aumentar ou diminuir a prioridade de uma pessoa com o algoritmo.

Junto à mudança, o WhatsApp deixará de destacar o horário em que o Status foi compartilhado. Em vez disso, o aplicativo mostrará a quantidade de publicações novas – o horário da publicação continuará aparecendo quando você abrir o Status.

WhatsApp Status testa algoritmo

Segundo o WABetaInfo, a solução funciona localmente e não envia qualquer dado para os servidores de Facebook e WhatsApp. Assim que for liberada, ela levará algum tempo para ordenar todos os contatos de acordo com seu interesse.

O algoritmo está sendo desenvolvido para Android e iOS. Neste momento, porém, ele está disponível somente em versão beta no sistema operacional da Apple, mais especificamente para usuários com a versão 2.18.102.4.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados