Após vazamento, Winamp recebe primeira atualização em cinco anos
Winamp 5.8 melhorou compatibilidade com Windows 10; ele será renovado em 2019 com suporte a podcasts e serviços de streaming
Winamp 5.8 melhorou compatibilidade com Windows 10; ele será renovado em 2019 com suporte a podcasts e serviços de streaming
O Winamp está recebendo uma atualização pela primeira vez desde 2013. A versão 5.8 foi lançada no site oficial depois de ter vazado na internet há algumas semanas, e melhorou a compatibilidade com o Windows 10. Ele vai voltar renovado em 2019, e os desenvolvedores querem saber: você gostaria de quais novidades neste player de música?
“Qual seria o seu recurso favorito para o novo Winamp?” Esta é a única pergunta feita por sua dona, a Radionomy — você pode respondê-la neste link. O player será reformulado no ano que vem com suporte a podcasts, rádio online e até serviços de streaming. Também esperamos ver um app para Android e iOS.
“Uma versão vazada do Winamp 5.8 recentemente se espalhou pela internet”, diz o site oficial. “Consequentemente, decidimos disponibilizar esta nova versão para você, revisada por nós.” Esta é basicamente o mesmo software em fase beta que vazou no final de setembro, mas vindo de uma fonte confiável (e sem malware embutido).
As maiores mudanças no Winamp 5.8 estão nos bastidores. Ele já rodava no Windows 8.1 e 10, porém sua compatibilidade com esses sistemas foi melhorada. Além disso, o player ganhou suporte nativo a WASAPI (Windows Audio Session API), tecnologia da Microsoft que oferece acesso mais direto aos dispositivos de áudio para melhor qualidade de som.
Todas as referências ao Winamp Pro, que liberava recursos adicionais mediante pagamento, foram removidas. E os codecs para reproduzir arquivos MP3, AAC e H.264 foram substituídos por alternativas de código aberto.
O Winamp 5.8 foi compilado inicialmente em 2016 e não servirá como base para futuras atualizações. A Radionomy diz que “esta versão não é um projeto em andamento, mas tenha certeza de que estamos atualmente trabalhando duro em um futuro novo Winamp”.
Mesmo passando cinco anos sem atualizações, o Winamp ainda tem cerca de 100 milhões de usuários. Ele foi descontinuado pela AOL e então adquirido pela empresa de mídia Radionomy, que prometeu continuar a desenvolvê-lo. Muito tempo depois, ela vai cumprir a promessa.
Com informações: Forbes.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}