Microsoft distribuiu versão interna (e bugada) do Windows 10 por engano

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 mês

A Microsoft distribuiu acidentalmente na quinta-feira (1º) uma atualização do Windows 10 que não deveria ter chegado aos participantes do Programa Windows Insider, que disponibiliza versões de teste do sistema operacional. A versão liberada continha falhas que podiam tornar computadores instáveis ou fazer smartphones pararem de ligar.

Em comunicado, a Microsoft afirmou que a versão distribuída era interna e se desculpou pela falha. Segundo a empresa, “apenas uma pequena porção de usuários recebeu essas compilações”. O problema aconteceu devido a um erro de implantação no sistema que controla quais versões são liberadas ou não para os Insiders. A falha foi corrigida assim que notada.

Se você recebeu a atualização no computador, não há tanto com o que se preocupar, mas a Microsoft diz que a versão “pode ter problemas que impactam na usabilidade do seu PC”, já que ela é mais instável que as versões de teste normalmente liberadas pela empresa. Você pode esperar por uma nova atualização ou reverter o Windows 10 para a versão anterior.

Para reverter a atualização no PC, entre em Configurações, depois em Atualização e segurança, e por fim em Recuperação. O processo funciona apenas nos primeiros 10 dias depois da instalação, e apenas se você não executou uma ferramenta de limpeza de disco que tenha removido os arquivos anteriores.

A situação é mais complicada nos smartphones: até quem não estava no Windows Insider recebeu a atualização problemática. A instalação só é completada em dispositivos inscritos no programa, mas, se a versão interna for aplicada, o dispositivo entra em loop na inicialização e não liga mais.

Nesse caso, a solução é utilizar o Windows Device Recovery Tool para reinstalar o Windows 10 Mobile. Caso a atualização tenha sido baixada, mas não instalada, é preciso fazer um backup dos dados e depois restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica.

Ops.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados