Windows 11: ferramenta WSATools instala apps de Android no PC
Com o WSATools, usuário pode instalar qualquer APK de aplicativo para Android no Windows 11 sem precisar recorrer a comandos de linha
Com o WSATools, usuário pode instalar qualquer APK de aplicativo para Android no Windows 11 sem precisar recorrer a comandos de linha
Um dos recursos mais interessantes do Windows 11 é o suporte a apps de Android. Ele vem sendo disponibilizado aos poucos — o Windows Subsystem for Android chegou recentemente a usuários do programa Insider nos EUA. Oficialmente, os aplicativos estão disponíveis por meio de uma parceria com a Amazon Appstore, com opções limitadas. Mas dá para fazer sideloading, e uma nova ferramenta chamada WSATools promete simplificar a instalação.
O WSATools está disponível na Microsoft Store e faz todo o trabalho sujo para que você não precise usar linhas de comando ou instalar o Android Debug Bridge. Mesmo assim, três coisas são necessárias para preparar sua máquina para a ferramenta:
A partir daí, é só instalar o WSATools e carregar o arquivo APK do aplicativo desejado. Repositórios como o APKMirror e o APKPure disponibilizam vários apps, mas tenha em mente que isso pode ser um pouco arriscado.
Também vale ressaltar que o Windows não vem com o Google Services Framework, o que significa que apps do Google talvez não funcionem corretamente.
O sideloading — nome dado ao processo de instalar aplicativos diretamente de um arquivo, sem precisar de uma loja — virou uma opção para quem não quer ficar limitado à curadoria da Amazon Appstore. A gigante do varejo entrou como parceira da Microsoft na distribuição de apps de Android para Windows 11 pela loja do sistema.
Inicialmente, foram disponibilizados cerca de 500 programas. A lista inclui apps famosos como o Kindle e jogos como Lords Mobile e Coin Master. Mesmo assim, o número é muito baixo quando comparado aos 460 mil aplicativos da Amazon Appstore — isso para não falar nos mais de 3,4 milhões da Google Play Store.
A compatibilidade do Windows 11 com apps de Android foi um dos grandes destaques da apresentação do sistema operacional. Porém, o recurso acabou adiado. Em outubro, usuários do programa Insider nos EUA começaram a receber uma build que contava com uma versão prévia do Windows Subsystem for Android.
Esse subsistema tem um kernel Linux e roda um SO baseado no Android Open Source Project (AOSP) versão 11. Ele conta também com uma máquina virtual para fazer os aplicativos e a plataforma da Microsoft se entenderem.
Com informações: Liliputing.