Usuários estão colocando o Windows para PCs em smartphones Lumia

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

A promessa do Windows 10 Mobile não se realizou. Várias empresas deixaram de atualizar seus apps para a plataforma; enquanto isso, Bill Gates e Satya Nadella migraram para a concorrência.

No entanto, smartphones Lumia estão ganhando uma segunda vida graças a uma ferramenta para desbloquear o bootloader: usuários conseguiram instalar o Windows RT e o Windows 10 on ARM nesses aparelhos.

Este mês, o Windows Phone Internals recebeu sua primeira atualização desde 2015. A versão 2.3 automatiza o processo para desbloquear o bootloader de qualquer dispositivo Lumia, com Windows Phone 8 ou Windows 10 Mobile. Dessa forma, é possível instalar ROMs customizadas.

Segundo o desenvolvedor “Heathcliff74”, responsável pelo projeto, a ferramenta foi baixada mais de 10 mil vezes em apenas dois dias.

Ben Wang conseguiu instalar o Windows RT 8.1 no Lumia 640 XL. A touchscreen funciona, assim como o Wi-Fi e a decodificação por vídeo acelerada via hardware. Os alto-falantes embutidos não conseguem emitir áudio, mas é possível conectar dispositivos Bluetooth para tanto.

https://twitter.com/imbushuo/status/955743043251941377

O usuário do Twitter @tfwboredom conseguiu instalar o Windows PE (Ambiente de Pré-instalação do Windows) em um Lumia 532. Trata-se de “um sistema operacional reduzido usado para instalar, implantar e reparar o Windows”.

Here’s touch working on a Lumia 532, yay for progress 🍻
Now to somehow figure out calibration pic.twitter.com/OXv2rdx2pN

— Albacore ☁️ (@thebookisclosed) January 26, 2018

Enquanto isso, o desenvolvedor Gustave M. colocou o Windows 10 on ARM (build 17061) no Lumia 830:

17061 works pic.twitter.com/Qf1lizzZWr

— Gustave Monce 🦉 (@gus33000) January 13, 2018

O processo não é simples. Bem Wang diz no Twitter que “você precisa estar familiarizado com ACPI, UEFI, partições do Windows Phone, estágios de implementação do Windows, desenvolvimento de drivers, depuração do kernel, e paciência”.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados