Windowsfx é uma distribuição Linux com cara de Windows 10
Baseada no Ubuntu 20.04, versão estável do Windowsfx 10.5 WX Desktop foi liberada recentemente
Baseada no Ubuntu 20.04, versão estável do Windowsfx 10.5 WX Desktop foi liberada recentemente
Windowsfx. Esse é o nome de um projeto que tenta, à medida do possível, oferecer a experiência de uso do Windows 10 dentro de uma distribuição Linux. Nesta semana, o Windowsfx 10.5 WX Desktop foi lançado. Kernel Linux 5.7.15, pacote de escritório OnlyOffice 5.6 e ambiente de desktop Cinnamon 4.6 estão entre os recursos da novidade.
Para muita gente, utilizar uma distribuição cuja interface padrão “clona” a experiência de uso do Windows (ou macOS) não faz sentido. Mas esse pode ser o primeiro passo para uma pessoa pouco ou nada familiarizada com o Linux ingressar no universo dessa plataforma.
Essa também é uma forma de dar sobrevida a um PC antigo ou com hardware básico, por exemplo. Um computador com 2 GB de RAM e processador dual-core é suficiente para rodar a distribuição. Existe até uma versão específica para Raspberry Pi.
Como nem só de interface vive o usuário, o Windowsfx traz diversos aplicativos populares pré-instalados, como Skype, Zoom, Telegram, Mozilla Firefox e Teamviewer. Também existe um modo de compatibilidade que permite a execução de aplicativos .exe e .msi — a distribuição vem com o Wine 5.0.
O recém liberado Windowsfx 10.5 WX Desktop — cujo nome oficial é Linuxfx 10.5 WX Desktop — tem como base a distribuição Ubuntu 20.04 “Focal Fossa” e o ambiente Cinnamon 4.6. A cara de Windows é proporcionada pelo tema b00merang Windows 10.
Um detalhe não menos importante: o Windowsfx é um projeto brasileiro. A distribuição é mantida pelo desenvolvedor Rafael Rachid, que liberou a primeira versão em 2007. Na época, o projeto era conhecido apenas como Linuxfx.
Links para download e informações adicionais podem ser encontrados no site oficial do Windowsfx. No vídeo abaixo, é possível ter uma visão geral do sistema operacional: