YouTube bane canais que promovem transmissões no Twitch

Aparentemente, foi um lembrete do YouTube para que os canais não façam "spam" para o Twitch e outras plataformas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Youtube - logotipos

Qual o maior rival do YouTube hoje? Certamente, o Facebook, mas o Twitch não fica muito atrás, não. Prova recente disso vem das reclamações de canais como Linus Tech Tips, Surny e Aztrosizt: todos eles foram temporariamente banidos do YouTube por promover transmissões no Twitch.

O que surpreende nessa abordagem não é a decisão do YouTube de aplicar uma penalização, mas a rigorosidade com a qual o assunto foi tratado. Os termos de uso da plataforma proíbem qualquer tipo de atividade que afaste intencionalmente usuários do YouTube, mas, normalmente, o serviço apenas emite advertências quando detecta violações dos termos ou remove os vídeos problemáticos.

Em vez disso, o YouTube bloqueou abruptamente os canais irregulares. Os responsáveis por eles afirmam que não receberam nenhum aviso prévio sobre o problema ou obtiveram explicações claras sobre o bloqueio. Surny é um exemplo. Via Twitter, ele disse que não é certo o YouTube encerrar um canal inteiro por conta de um vídeo.

Aparentemente, a intenção do YouTube com essa medida é lembrar que todas as regras da plataforma devem ser seguidas. Muitos canais promovem transmissões no Twitch, mas, pelo o que se sabe, nenhuma punição severa havia sido aplicada até então por conta do descumprimento dessa norma.

Essa situação gerou incertezas: com relação ao Twitch, o que exatamente o YouTube considera uma infração? Uma simples menção às transmissões na plataforma rival já é motivo para punições?

Quando questionado sobre isso pelo Polygon, o YouTube indicou tweets recentes que tratam do assunto. Basicamente, as mensagens dizem que você pode criar vídeos promovendo ou linkando transmissões para o Twitch, mas se o objetivo principal desse conteúdo for o de direcionar usuários para fora da plataforma, essa ação poderá ser considerada uma prática de spam.

Mas, considerando o interesse crescente do YouTube pelo segmento gamer, é impossível não desconfiar de que o serviço esteja, na verdade, tentando se impor ao Twitch, tanto quanto possível.

Pelo menos essa história não teve um desfecho drástico, a despeito do trauma: a punição foi mesmo temporária. Muitos canais afetados já estão disponíveis no YouTube novamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados