O Google divulgou a lista de vídeos mais populares para o ano de 2018, englobando musicais e vídeos em geral. Para levantar a lista, o gigante das buscas levou em conta principalmente o número de visualizações, compartilhamentos, comentários e curtidas que cada um teve.
A lista do YouTube mostra que 8 dos 10 vídeos musicais mais acessados de todo o site são de músicas de latinos – nenhum brasileiro no top 10. Os nomes mais famosos incluem Ozuna, Bad Bunny, Nicky Jam e Daddy Yankee. Comparando com o ano anterior, os latinos marcaram seis dos dez mais acessados e o principal vídeo foi o hit Despacito.
Regionalizando os resultados apenas para o Brasil, a lista sobe para os 14 mais acessados e o sertanejo aparece forte, seguido de perto pelo funk em seis vídeos produzidos pelo Kondzilla.
No geral, nos 10 vídeos que são fenômenos mundiais e que juntam mais de 673 milhões de visualizações, há desde uma partida de futebol da Copa do Mundo deste ano, o primeiro episódio do Cobra Kai e um vídeo sobre o nascimento de uma filha. Destes dez vídeos, três são asiáticos – ainda não temos brasileiros.
Girando novamente para o Brasil, o YouTube diz que já temos mais de 800 canais com mais de 1 milhão de inscritos. A lista inclui nomes já conhecidos da plataforma, como os irmãos Felipe e Lucas Neto e Whindersson Nunes. O ano de eleição presidencial também está presente com dois vídeos na lista, sendo um deles com a íntegra do primeiro debate na Band e o outro com a entrevista do Roda Viva com o então candidato, Jair Bolsonaro.
Por fim, a lista também pegou os mais populares no app Kids, que foca o conteúdo para crianças. Neste último apanhado, os destaques ficam para Galinha Pintadinha e Peppa Pig.
André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.