YouTube vai exibir anúncios na vertical em smartphones

Novo formato de publicidade ocupará 75% de toda a tela do aparelho

André Fogaça
• Atualizado há 3 anos

O mundo sem vídeos na vertical tem mais um motivo para não existir mais: o YouTube passará a permitir que publicidade seja veiculada nesta orientação em sua plataforma. A novidade faz com que barras pretas sumam do conteúdo em vídeo e que ele preencha mais espaço no display do celular.

De acordo com uma publicação na página de suporte do Google Ads, mais de 70% de todo o público do YouTube assiste vídeos dentro do app para Android e iOS, mas a publicidade ainda não é otimizada para ocupar mais da vertical do que a horizontal das telas. O objetivo com a mudança é permitir que parceiros criem propagandas em vídeos no formato retangular, na vertical, ou então em forma quadrada – na proporção 1:1.

As peças que serão exibidas ocuparão 75% de toda a tela, deixando espaço apenas para os controles da reprodução e de engajamento – como os botões de like e deslike. Se o usuário tocá-la durante a reprodução, ela passará a ocupar todo o display, em um formato parecido com a publicidade que aparece durante os stories do Instagram e no Snapchat.

Recentemente o YouTube mudou algumas regras e passou a permitir que vídeos verticais ocupem o espaço correto nos computadores, eliminando a presença de barras pretas nas laterais. Um movimento que tampou o túmulo da guerra entre vídeos feitos na vertical e os que são produzidos na horizontal.

Outra novidade, que chegou em agosto deste ano, é que a plataforma de vídeos mais famosa do mundo passou a incluir mais vídeos de propaganda que não podem ser pulados.

Com informações: Google.

Leia | Como colocar cards nos vídeos do YouTube

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.