YouTube vai usar IA para restringir conteúdo por idade

Em breve, mais usuários precisarão fazer login para confirmar faixa etária antes de assistir a vídeos na plataforma

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do YouTube (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O YouTube anunciou novos planos para utilizar inteligência artificial na hora de restringir conteúdo por idade. Para isso, a plataforma deve começar a exigir que usuários façam o login em suas contas antes de assistir a um vídeo potencialmente impróprio para menores.

O funcionamento será semelhante ao da tecnologia utilizada pela empresa para remover conteúdo violento e com discurso de ódio. O YouTube já prevê alguns erros iniciais na rotulagem, mas pretende aumentar gradativamente a equipe para desenvolvimento do novo recurso, além de trabalhar com aprendizado de máquina para que os filtros se tornem cada vez mais assertivos.

Produtores de conteúdo que seguem as diretrizes de anúncios não devem ter ganhos afetados

Questionados por criadores de conteúdo parceiros, a companhia afirma que a medida não deve afetar o potencial de monetização de vídeos, já que a maioria do conteúdo previsto para se enquadrar na restrição também deve violar as políticas de anúncios da plataforma.

A empresa esclarece ainda que as restrições por idade não proíbem, de forma automática, que vídeos apareçam na página inicial do YouTube.

Verificação de idade no YouTube

A ação é uma resposta às preocupações de pais e organizações em relação ao conteúdo assistido por crianças. Apesar de, em tese, a plataforma não ser voltada para menores de 13 anos, diversos canais extremamente populares têm como foco central o conteúdo infantil – um atrativo para os pequenos, que nem sempre estão no YouTube Kids.

Em países da União Europeia, as restrições podem ser ainda mais rigorosas, obrigando usuários a fornecerem provas sobre sua idade, como documento de identidade ou cartão de crédito válido. De acordo com a empresa, as informações serão excluídas logo após o envio.

Com informações: YouTube

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados