YouTube vai usar IA para restringir conteúdo por idade
Em breve, mais usuários precisarão fazer login para confirmar faixa etária antes de assistir a vídeos na plataforma
Em breve, mais usuários precisarão fazer login para confirmar faixa etária antes de assistir a vídeos na plataforma
O YouTube anunciou novos planos para utilizar inteligência artificial na hora de restringir conteúdo por idade. Para isso, a plataforma deve começar a exigir que usuários façam o login em suas contas antes de assistir a um vídeo potencialmente impróprio para menores.
O funcionamento será semelhante ao da tecnologia utilizada pela empresa para remover conteúdo violento e com discurso de ódio. O YouTube já prevê alguns erros iniciais na rotulagem, mas pretende aumentar gradativamente a equipe para desenvolvimento do novo recurso, além de trabalhar com aprendizado de máquina para que os filtros se tornem cada vez mais assertivos.
Questionados por criadores de conteúdo parceiros, a companhia afirma que a medida não deve afetar o potencial de monetização de vídeos, já que a maioria do conteúdo previsto para se enquadrar na restrição também deve violar as políticas de anúncios da plataforma.
A empresa esclarece ainda que as restrições por idade não proíbem, de forma automática, que vídeos apareçam na página inicial do YouTube.
A ação é uma resposta às preocupações de pais e organizações em relação ao conteúdo assistido por crianças. Apesar de, em tese, a plataforma não ser voltada para menores de 13 anos, diversos canais extremamente populares têm como foco central o conteúdo infantil – um atrativo para os pequenos, que nem sempre estão no YouTube Kids.
Em países da União Europeia, as restrições podem ser ainda mais rigorosas, obrigando usuários a fornecerem provas sobre sua idade, como documento de identidade ou cartão de crédito válido. De acordo com a empresa, as informações serão excluídas logo após o envio.
Com informações: YouTube
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}