Asus Zenbook 14 chega ao Brasil com tela no touchpad e corpo compacto
Além do cabo de rede, o notebook não utiliza nenhuma placa gráfica dedicada
Além do cabo de rede, o notebook não utiliza nenhuma placa gráfica dedicada
A Asus anunciou nesta terça-feira (14) a chegada de mais uma geração do notebook Zenbook 14, que vem com touchpad que faz as vezes de uma tela extra e que tem atalhos. O computador continua fino, leve e com grande aproveitamento de tela, mas abandonou a entrada para rede cabeada.
Por fora ele tem nome comercial de Zenbook 14, mas por dentro tem o difícil código UX434FAC-A6339T. O modelo promete ser o notebook de 14 polegadas mais compacto do mundo e parte deste trunfo fica visível na tela que utiliza bordas finíssimas nas laterais, com aproveitamento de 92% da área apenas para o display Full HD (1920 x 1080 pixels). Apenas a borda superior é mais grossa, suficientemente espessa para acomodar webcam que tem resolução de 720p.
Ele tem 1,26 quilo, até 18,2 milímetros de espessura e teclado retroiluminado, mas que não vem no padrão ABNT2 – sem o cedilha, por exemplo. Logo abaixo dele fica o touchpad que tem espaço generoso e que funciona como uma tela secundária com 5,5 polegadas e resolução Full HD.
Nela podem ficar atalhos para diversas funções, como trocar a janela que é exibida no monitor principal, ou então alterar a formatação de um arquivo de texto. É possível até deixar um vídeo rodando nele, controlar as músicas do Spotify ou transformar a interface em um teclado numérico.
Por dentro o computador utiliza um processador Intel Core i7, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD em um slot PCI Express. A bateria é de 50 watt-hora em três células, que promete durar 13,5 horas – a Asus apenas não disse em quais condições chegou nesta autonomia.
A parte não muito bacana é que não existe qualquer solução de placa gráfica dedicada, nem mesmo um modelo simples. A única presença de uma GPU é a UHD Graphics 620, que não vai segurar praticamente nenhum jogo com bons gráficos. O detalhe não é nem mesmo para jogar, mas uma GPU dedicada oferece poder de processamento extra para rodar programas pesados, o que não vai acontecer por aqui.
O Zenbook 14 já está disponível para venda no varejo e na loja online da Asus, custando R$ 8,5 mil.